Validação do framework FPOA através da implementação de um repositório de objetos de aprendizagem no modelo UMBRELO
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Validation the FPOA framework through the implementation of a learning objects repository using the UMBRELO model
Assunto
Resumo
Diversos recursos digitais vêm sendo utilizados no processo de ensino. Nesse contexto, destacam-se os objetos de aprendizagem (OA). Diferentes grupos de pessoas desenvolvem OA e, para facilitar sua localização e reuso, eles são disponibilizados em repositórios de objetos de aprendizagem (ROA). Após realizar uma revisão na literatura, verificou-se que os principais ROA do país seguem um procedimento de catálogo manual, sujeita a erros, além de não incluir diversos aspectos relevantes dos objetos ...
Diversos recursos digitais vêm sendo utilizados no processo de ensino. Nesse contexto, destacam-se os objetos de aprendizagem (OA). Diferentes grupos de pessoas desenvolvem OA e, para facilitar sua localização e reuso, eles são disponibilizados em repositórios de objetos de aprendizagem (ROA). Após realizar uma revisão na literatura, verificou-se que os principais ROA do país seguem um procedimento de catálogo manual, sujeita a erros, além de não incluir diversos aspectos relevantes dos objetos, dificultando, assim, o processo de localização dos mesmos. Um dos trabalhos que aborda esse problema propõe uma ferramenta chamada de Framework de Persistência de Objetos de Aprendizagem (FPOA), que é capaz de catalogar OA levando em conta qualquer conteúdo textual ou metadado que esses possuam. O propósito deste trabalho consiste em adaptar o referido framework de maneira a que ele também inclua o UMBRELO, que é um modelo para descrever objetos educacionais desenvolvidos em Flash proposto pelo grupo de pesquisa onde este trabalho está inserido. Além disso, criou-se um ROA que utiliza essa adaptação visando sua validação. ...
Abstract
Several digital resources are being used in the teaching process. In this context, stand out the learning objects (LO). Different groups of people develop LO. Thus, in order to facilitate their localization and reuse, LO are made available in learning object repositories (LOR). After performing a literature review, it was verified that the main LOR in Brazil follow a manual cataloguing procedure, which may be subject to errors, and does not include many relevant aspects of the LO, hardening the ...
Several digital resources are being used in the teaching process. In this context, stand out the learning objects (LO). Different groups of people develop LO. Thus, in order to facilitate their localization and reuse, LO are made available in learning object repositories (LOR). After performing a literature review, it was verified that the main LOR in Brazil follow a manual cataloguing procedure, which may be subject to errors, and does not include many relevant aspects of the LO, hardening their localization process. One of the works that adresses this problem proposes a tool called Persistency Framework of Learning Objects (FPOA, in Portuguese), which is capable of cataloging LO in a way that takes into account any textual content or metadata that they may possess. The purpose of this work is to adapt the FPOA framework such that it also includes UMBRELO, which is a model to describe educational objects developed in Flash proposed by the research group where this work is inserted. In addition, a LOR who uses this adaptation was developed in order to validate the proposed adaption. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1024)
Este item está licenciado na Creative Commons License