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dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Renata Rocha Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:09:29Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7722pt_BR
dc.description.abstractA aquisição da linguagem é um processo invariavelmente dependente da exposição ao ambiente. Contudo, a mais famosa e controversa hipótese desenvolvida por Chomsky sustenta que a criança traz para o processo de aprendizagem da língua um conjunto de recursos específicos – a Gramática Universal – para superar a pobreza de estímulos do ambiente e construir uma gramática final adequada, composta por princípios universais e parâmetros fixados de acordo com a experiência na comunidade lingüística. A Gramática Universal é, assim, entendida como uma dotação genética, necessária, mas não suficiente, para a aquisição da linguagem. Para além da hipótese do inatismo – central à tradição gerativista – a relação entre genes e linguagem vem sendo investigada há muitos anos, com evidências significativas de transmissão hereditária e etiologia genética para diversos tipos de distúrbios de linguagem. Mais recentemente, em 2001, foi descoberto o primeiro caso de um gene, o FOXP2, implicado na habilidade de adquirir e desenvolver a fala e a linguagem. Este trabalho parte de uma introdução ao processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva inatista (Capítulo I) para enfocar os aspectos centrais à organização biológica da faculdade da linguagem (Capítulo II), propondo, a partir da análise dos efeitos da mutação do gene FOXP2, uma discussão introdutória sobre como o estudo dos distúrbios do desenvolvimento da linguagem, avaliados a partir de suas características fenotípica e genotípica, pode contribuir para a exploração de questões fundamentais acerca do desenvolvimento lingüístico e cognitivo (Capítulo III).pt_BR
dc.description.abstractLanguage acquisition invariably depends on environmental exposure. However, Chomsky’s most famous and controversial hypothesis assumes that children bring to the process of language learning a set of specific resources – the Universal Grammar – in order to overcome difficulties imposed by poverty of stimulus and develop an adequate grammatical representation, composed of universal principles and parameters fixed by experience. Universal Grammar is, therefore, understood as a genetic make up, necessary but not sufficient for language acquisition. In addition to the innateness hypothesis – a central aspect of the generative tradition – the relationship between genes and language has been investigated for several years, with significant evidence of hereditary transmission and genetic etiology for various language disorders. More recently, in 2001, studies described the first case of a gene, FOXP2, thought to be implicated in our ability to acquire speech and language. This work begins with an introduction to the process of language acquisition according to the innateness hypothesis (Chapter I); this discussion is followed by a description of the main aspects concerning the biological organization of the language faculty (Chapter II). Finally, based on an analysis of the impact of the FOXP2 mutation, we present an introductory debate on how developmental language disorders, evaluated based on their phenotype and genotype, can contribute to the advancement of fundamental questions concerning linguistic and cognitive development (Chapter III).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectMentept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.titleA expressão do FOXP2 : uma introdução ao estudo das relações entre genes e linguagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000554769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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