Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Kesi Pandopt_BR
dc.date.accessioned2013-08-20T01:47:27Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77187pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da avaliação do retorno sobre investimento (ROI) em atividades relacionadas ao marketing, à comunicação e à publicidade. O objetivo é pesquisar como empresas que são os maiores anunciantes em publicidade com origem no Rio Grande do Sul, percebem a importância desse tipo de avaliação e como elas operacionalizam tal atividade. O embasamento teórico traz um panorama de conceitos pertinentes ao marketing, à comunicação e à publicidade, além de apontar como organizações costumam lidar com a avaliação nesses três níveis, quais são as metodologias indicadas para fazer esse tipo de avaliação e quais são os desafios comuns a essa atividade. A metodologia do estudo empírico é qualitativa através de entrevistas, guiadas por um roteiro semiestruturado, com profissionais capazes de relatar as práticas de retorno sobre investimentos em marketing, em comunicação e em publicidade nas empresas em que trabalham. A análise dos dados recolhidos indicou que as empresas costumam avaliar apenas as atividades que são consideradas estratégicas e importantes para a organização e também as ações que têm por objetivo promover aumento de receita em curto prazo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPublicidade : Aspectos econômicospt_BR
dc.titleAvaliação do retorno sobre investimento (ROI) em marketing, comunicação e publicidade : um estudo de evidências empíricas em empressas gaúchaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples