Listar Ingeniería Mecánica por tema "Motor de combustão interna"
Mostrando ítems 1-20 de 22
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Análise e simulação de mapas base de injeção eletrônica de combustível para motores de ignição a centelha
(2012) [Tesis de maestría]Uma nova metodologia para a criação de mapas base de injeção eletrônica de combustível para motores de combustão interna de ignição a centelha é apresentada e seu comportamento é comparado com os resultados fornecidos pela ... -
Análise experimental da velocidade de combustão em motores de combustão interna
(2010) [Tesis]A velocidade de propagação da chama em motores ciclo Otto é determinante das características do combustível, sendo fundamental seu conhecimento para um melhor ajuste do par motor/combustível. Maior velocidade de propagação ... -
Análise numérica comparada a dados experimentais de ondas de pressão na admissão de ar de um motor de combustão interna
(2010) [Tesis de maestría]O avanço no estudo da simulação numérica somado ao crescimento da capacidade computacional tem possibilitado a solução numérica de problemas de engenharia cada vez mais complexos. Modelos numéricos mais acurados e robustos ... -
Análise numérica e experimental da combustão de metano em motores de combustão interna alternativos
(2014) [Tesis]Desde o seu surgimento o motor de combustão interna é a alternativa de fornecimento de potência mais utilizada no mundo em veículos de passeio e transporte de cargas. De fato, observa-se no dia-a-dia uma forte dependência ... -
Análise numérica e experimental do escoamento em motores de combustão interna
(2010) [Tesis]O objetivo do trabalho é o desenvolvimento e a validação de metodologias para simular o comportamento dinâmico do escoamento e da transferência de calor em motores de combustão interna. O trabalho está dividido em duas ... -
Análise numérica transiente com validação experimental do escoamento em motores de combustão interna considerando diferentes aberturas de válvula
(2015) [Tesis de maestría]Com o crescente aumento dos problemas ambientais relacionados à emissão de poluentes, normas cada vez mais rigorosas estão sendo implementadas para diminuir a emissão de gases nocivos provenientes da queima de hidrocarbonetos ... -
Análise qualitativa do ciclo real e tempo de combustão em um motor padrão ASTM-CFR operando com mistura de gasolina e etanol hidratado
(2009) [Tesis de maestría]A duração da combustão tem implicação direta na determinação do trabalho negativo no ciclo motor. A duração da combustão tem relação inversa com a velocidade de propagação da chama. Assim, quanto maior a velocidade de ... -
Avaliação da utilização de etanol com elevados teores de água em motores de combustão interna com ignição por centelha
(2017) [Tesis de maestría]A utilização de combustíveis fósseis é percebida, cada vez mais, de forma negativa, visto seus elevados níveis de emissão de gases de efeito estufa. Por conta disso, busca-se a ampliação do uso de combustíveis de origem ... -
Avaliação do uso de etanol hidratado e altamente hidratado pelo método da fumigação como combustível em motores de ignição por compressão monocilíndricos
(2019) [Tesis]Os motores de combustão interna são equipamentos aplicados em diversas áreas, tendo destaque no setor de transporte e na geração de energia elétrica. Desta forma, é necessário que seu uso seja racionalizado e que seu ... -
Avaliação experimental da duração de combustão para diferentes combustíveis, em um motor padrão Ciclo Otto ASTM-CFR
(2007) [Tesis de maestría]Neste trabalho se desenvolve e se avalia uma metodologia para determinar a duração de combustão de alguns combustíveis em um motor padrão à combustão interna (ASTM-CFR - Cooperative Fuel Research), tendo-se em conta que a ... -
Avaliação numérica e experimental do desempenho de um motor Otto operando com etanol hidratado
(2013) [Tesis de maestría]Uma maneira ecologicamente correta de manejar os recursos energéticos disponíveis e reduzir as emissões de gases de efeito estufa é utilizar biocombustíveis ao invés de combustíveis de origem fóssil em motores de combustão ... -
Caracterização da geometria e do funcionamento do conceito do motor rotativo de palhetas
(2012) [Tesis de maestría]O conceito de um motor rotativo de palhetas é apresentado e o modelo que opera similar aos motores recíprocos dois tempos é analisado. Este motor é formado por estator cilíndrico, rotor descentralizado, palhetas radiais e ... -
Desenvolvimento de um sistema de controle de dinamômetro para testes de motores de combustão interna
(2009) [Tesis de maestría]Este trabalho aborda o desenvolvimento de um sistema de controle em malha fechada de torque e velocidade de rotação para testes de motores de combustão interna em uma bancada que possui um dinamômetro de correntes de ... -
Efeitos da adição de etanol hidratado no combustível e do sistema de formação da mistura no desempenho e nas emissões de um motor bicombustível brasileiro
(2007) [Tesis]Neste trabalho investigaram-se os efeitos da adição de álcool etílico hidratado combustível na gasolina automotiva Tipo C e do sistema de formação da mistura sobre o desempenho de um motor de combustão interna alternativo ... -
Estudo da ocorrência de knock para misturas de isooctano e n-heptano em um motor CFR modificado
(2020) [Tesis de maestría]O knock é um fenômeno com alto potencial de dano e um dos principais obstáculos no aumento da eficiência térmica dos motores de combustão interna pois limita o aumento da razão de compressão com ponto de ignição ótimo. ... -
Estudo de viabilidade operacional e desempenho de motores de combustão interna operando com combustível biodiesel em relação ao combustível diesel automotivo
(2009) [Tesis de maestría]O trabalho apresenta uma análise técnica de desempenho dos motores de combustão interna ciclo Diesel, operando com combustível biodiesel em relação à operação com óleo diesel automotivo do tipo B. Busca-se neste trabalho ... -
Estudo experimental da relação ar/combustível para máxima potência em um motor de combustão interna, utilizando diversos combustíveis
(2002) [Tesis de maestría]A potência em um motor de combustão interna depende, dentre outros parâmetros, da proporção da reação da mistura oxidante/combustível. Esses reagentes são oriundos de hidrocarbonetos e do oxigênio disponível no ar atmosférico. ... -
Estudo experimental da utilização do gás HHO como combustível auxiliar em motores de combustão interna
(2018) [Tesis de maestría]Este trabalho contém um estudo experimental para a obtenção e a validação de um combustível à base de água, obtido através da eletrolise desta e denominado de HHO (Gás de Brown), a ser utilizado como auxiliar na queima de ... -
Estudo experimental da variação de velocidade de combustão para diferentes combustíveis, relações de mistura e relações de compressão em um motor ASTM CFR
(2006) [Tesis de maestría]Uma das principais preocupações dos pesquisadores na otimização do par combustível motor é a de encontrar a velocidade de propagação da chama em motores de combustão interna, sendo de importância fundamental para esta ... -
Estudo numérico do processo de admissão em um motor de combustão interna utilizando uma metodologia baseada na massa específica pré-condicionada para baixo número de mach com comparação experimental
(2014) [Tesis]Quando ar escoa em regime transiente através do duto de admissão, câmaras e válvulas de um motor de combustão interna, alguns efeitos tais como atrito e forças inerciais têm influência direta sobre a eficiência volumétrica ...