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dc.contributor.advisorBarrera, Pablo Ricardopt_BR
dc.contributor.authorDrunn, Maurício Traselpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-13T01:47:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76996pt_BR
dc.description.abstractA forte demanda pela utilização do transporte aéreo, com a superação de todas as previsões realizadas nos últimos anos, tanto pelas empresas de infraestrutura aeroportuárias como das próprias companhias aéreas, denota cada vez mais a importância deste modal de transporte na atualidade. Como atividade, há o benefício da integração humana pela integração cultural dos povos e do crescimento do mercado econômico global. Infelizmente, na contramão, há o impacto no meio ambiente com as emissões que afetam a qualidade do ar local e o próprio clima global. A emissão dos gases do efeito estufa e demais poluentes atmosféricos, gerados por esta atividade, acompanham o seu crescimento, porém o desenvolvimento tecnológico não tem sido capaz de reduzir seu impacto na mesma proporção da demanda. Assim, a motivação deste estudo se embasa na necessidade do conhecimento do “problema”, com a finalidade de adoção das mitigações necessárias para a continuidade da utilização deste modal de transporte em consoante com as necessidades de preservação do meio ambiente. Este estudo objetiva disponibilizar meios de quantificação das contribuições de poluentes atmosféricos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e propor a adoção de uma metodologia de mensuração não simplificada para tal, conforme os dados disponíveis das operações de aeronaves, do tráfego de veículos, equipamentos de pista e fontes estacionárias. Este estudo não se propõe a caracterização da qualidade do ar, mas sim, a adoção do inventário de emissões atmosféricas provenientes das atividades aeroportuárias para conhecimento das fontes de poluição atmosférica, dentro do “sistema aeroporto”, como instrumento detomada de decisão para a redução dos impactos na qualidade do ar local e ao clima global, com o uso prudente dos recursos energéticos. Para a quantificação dos poluentes será adotado o uso do software EDMS (Emission Dispersion Modeling System) da FAA (Federal Aviation Administration), o qual é uma das poucas ferramentas desenvolvidas para a comunidade aeroportuária em um pacote integrador de um banco de dados extenso sobre eficiência de aeronaves, composto ainda por outros modelos ambientais da Environmental Protection Agency (EPA). Ainda propõe-se a comparação com metodologias simplificadas já adotadas pelo Mistério de Ciência e Tecnologia (MCT) do Governo Federal.pt_BR
dc.description.abstractDue to the big demand for the aviation transport, it´s pushing all forecasts done in the last years by the airports infrastructure administration companies and by the air companies. From this perspective, it shows up the importance of the air transport nowadays. The greenhouse emissions and other air pollutants generated by this activity follow the boom of aviation, unfortunately, the technological development isn´t capable to reduce the impacts in the same proportion. It´s necessary to know the issues to take actions to avoid and mitigate the problems caused by this kind of transport to keep the use of this transport mode within the necessity of environmental preservation. This study is proposed to present a methodology and to quantify the gases contribution by de Salgado Filho International Airport using the airport operational data from aircrafts, equipment (APU´s and GSE´s), stationery fonts and parking’s areas. It´s orientated to offer the inventory of atmospheric emissions to recognize each font inside the airport system as an instrument of decision making to reduce the impacts in the local air quality and global climate by the conscious use of the energy resources. For the evaluation of pollutants will be adopted the use of the software EDMS (Emission and Dispersion Modeling System) from FAA (Federal Aviation Administration), which is one of the few quality assessment tools specifically engineered for the aviation community on a package with aircrafts efficiency that integrates others models from the Environmental Protection Agency (EPA). Another proposal of this study is to compare the results with the simplified methods used by de Ministry of Science and Technology (MCT) of Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAir quality inventoryen
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectAir quality in aviationen
dc.subjectAir pollutantsen
dc.subjectEmission dispersion modeling system (EDMS)en
dc.subjectEDMSen
dc.subjectGreenhouse gasesen
dc.subjectCO2en
dc.subjectSOxen
dc.subjectNOxen
dc.titleInventário de poluentes atmosféricos do Aeroporto Internacional Salgado Filho com o uso do EDMS (Emission Dispersion Modeling System)pt_BR
dc.title.alternativeInventário de poluentes atmosféricos do Aeroporto Internacional Salgado Filho - SBPA e exposição do trabalhador aos gases da aviação civil pt_BR
dc.title.alternativeInventário de poluentes atmosféricos do Aeroporto Internacional Salgado Filho - SBPA com o uso do EDMS (Emission Dispersion Modeling System) pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895402pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenharia. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopt_BR


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