A Estratégia de Pares aplicada a dados de alta frequência no mercado acionário brasileiro
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Neste trabalho foi analisado o desempenho da estratégia de pares em dados de alta frequência no mercado acionário brasileiro. A amostra utilizada foi composta pelos preços históricos, na periodicidade de 5 minutos, dos 20 ativos de maior liquidez da bolsa brasileira. O período de análise foi restrito aos dias entre 01 de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2011. Foram utilizadas 65.406 observações para cada ativo, que totalizaram mais de um milhão e trezentas mil observações na base de dados. O ...
Neste trabalho foi analisado o desempenho da estratégia de pares em dados de alta frequência no mercado acionário brasileiro. A amostra utilizada foi composta pelos preços históricos, na periodicidade de 5 minutos, dos 20 ativos de maior liquidez da bolsa brasileira. O período de análise foi restrito aos dias entre 01 de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2011. Foram utilizadas 65.406 observações para cada ativo, que totalizaram mais de um milhão e trezentas mil observações na base de dados. Os objetivos deste trabalho são, comparar o desempenho deste método de negociação em relação à hipótese de eficiência de mercado na forma fraca proposta por Fama (1970) e expandir a proposta de Perlin(2007) que concluiu que as ineficiências de mercado são encontradas em maior quantidade nos dados de maior frequência. Nos resultados da estratégia não foram encontrados betas estatisticamente significativos, o que corrobora com as evidências de trabalhos anteriores a respeito do caráter neutro da estratégia de pares em relação ao mercado. Também não foram encontrados alphas estatisticamente significativos. Portanto, apesar da rentabilidade da estratégia ser, em média, superior a do mercado, se conclui que os resultados não apresentam evidências para rejeitar a hipótese de eficiência de mercado na forma fraca. Para expandir a proposta de Perlin(2007) foi comparado o desempenho da estratégia de pares nos dados de alta frequência (intradiários), com o desempenho da estratégia nos dados diários. Os resultados encontrados apontam evidências que corroboram as conclusões de Perlin(2007). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
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