Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorFontoura, Pâmela Amaropt_BR
dc.date.accessioned2013-06-25T01:46:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72688pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatro : Escolapt_BR
dc.subjectTeatro : Pedagogiapt_BR
dc.titleA palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000885013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples