A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante ne ...
O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License