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dc.contributor.advisorZielinsky, Monicapt_BR
dc.contributor.authorVeras, Eduardo Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-25T01:46:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72684pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da constatação de uma insistente ocorrência de enunciados no modo verbal imperativo no campo da arte contemporânea. Esses comandos se inserem na própria configuração dos trabalhos artísticos, na forma de textos que funcionam como “instruções como arte”. A investigação se desenvolve no sentido de uma projeção anacrônica – da arte mais recente em direção à arte conceitual (anos 1960 e 70), em uma tentativa de apontar o que, no caso dos imperativos artísticos, poderia ser uma atualização de procedimentos e estratégias de um passado mais ou menos recente. Para tanto, a pesquisa recorre a dois estudos de caso: o primeiro sobre a exposição coletiva Located work (Madrid) (2008), concebida pelo norte-americano Joseph Kosuth, e o segundo sobre os três Estudos para espaço e tempo (1969-2001), do brasileiro Cildo Meireles. A análise revisa as disputas discursivas entre o conceitualismo político e o conceitual de viés tautológico, sinalizando para uma precariedade de conceitos e narrativas.pt_BR
dc.description.abstractThis research rises from the verification of the somewhat frequent use of the imperative form in statements in contemporary art. The commands are inserted in the art work itself in the form of “texts” that function as “instructions as art”. The investigation is developed in an anachronic projection – from the most recent art towards conceptual art (1960’s and 70’s), attempting to point out what, in the case of artistic imperatives, could be an updating of procedures and past strategies. In order to do that, the research seeks two study cases: one regarding the exhibit Located work (Madrid) (2008), conceived by Joseph Kosuth, and the other about Estudos para espaço e tempo (1969-2001), by Cildo Meireles. The analysis discusses the discoursives disputes between political conceptualism and tautological conceptual art, indicating a current precariousness of concepts and narratives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstructionsen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectConceptual arten
dc.subjectArte conceitualpt_BR
dc.subjectMeireles, Cildo, 1948-pt_BR
dc.subjectKosuth, Josephpt_BR
dc.titleSeja faça experimente : enunciados imperativos na arte contemporânea (anos 2000)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000884873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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