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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorStapassoli, Marco Bampipt_BR
dc.date.accessioned2013-06-18T01:45:04Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72545pt_BR
dc.description.abstractA corrida de rua vem ganhando espaço nas grandes cidades brasileiras e conquistando cada dia mais praticantes. Mais do que apenas um esporte, a corrida é considerada para alguns um estilo de vida, com jargões, rituais e expressões simbólicas próprias, características de uma “sub cultura”. O crescimento do esporte atraiu maior concorrência nesse mercado, criando desafios apontados pela consultoria Crowe Horwath (2011): necessidade de estratégias de marketing criativas e criação de benefícios intangíveis pelas marcas. Para dar conta desses desafios é necessário conhecer mais profundamente os corredores. Apesar de existir estudos sobre o fenômeno da corrida, não há, até onde se sabe, pesquisas acadêmicas que tratam das mudanças ocasionadas pela corrida na vida dos seus praticantes. Através da utilização de entrevistas em profundidade com inspiração na técnica ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique) em uma amostra de doze corredores definidos por conveniência, buscou-se compreender como a prática de corrida gera mudanças na vida de seus praticantes, não só em relação aos hábitos de consumo, mas também em relação aos sentimentos e emoções associadas a essa prática. Apesar da corrida ser associada a “sofrimento” antes dos participantes começarem a correr, os resultados apontam que a corrida modificou significativamente o modo de viver das pessoas. Dentre essas modificações foram apontados: maior felicidade, criação de novos relacionamentos, melhora das relações interpessoais, sentimento de auto superação, diminuição de peso, alimentação mais saudável, sensação de liberdade, maior contato com a natureza, alívio das tensões diárias, necessidade de cuidar das lesões decorrentes da prática, mudanças do humor diário e o modo como são percebidos pelos outros após começar a correr. Alguns itens de consumo como o tênis de corrida, as provas de corrida, os grupos de corrida, as peças de vestuário e os itens de mensuração contribuem para a ocorrência dessas modificações. Diante dos benefícios proporcionados por essa atividade, os corredores buscam a continuação da prática e esperam estar aptos a correr no futuro. Verifica-se, portanto, que a corrida é a forma que essas pessoas encontraram de lidar com as frustações cotidianas e encontrar maior felicidade nas suas vidas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorrida de ruapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.title"A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000883970pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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