Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
Visualizar/abrir
Data
2006Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a r ...
Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a respeito dos clientes e dos concorrentes e, principalmente, da própria empresa. Através do método exploratório e da formação de um grupo focal para desenvolver o trabalho, constatou-se haver diferenças bastante significativas da forma como a empresa enxerga seus produtos e a expectativa dos clientes e fabricantes do mercado. Somente conhecendo essas perspectivas é que se desenvolveu a proposta da nova estratégia para a empresa se reposicionar no mercado. O trabalho desenvolvido teve como compromisso principal a aplicabilidade prática e a possibilidade de ser facilmente consultado e repetido, caso a empresa assim o deseje quando das próximas mudanças de seu planejamento estratégico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License