Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho consiste no deslocamento do motion graphics do campo do entretenimento para o contexto de formação em Design, para sua utilização como recurso de ensino-aprendizagem. O foco de trabalho é a disciplina de Design Contemporâneo: teoria e história, nos cursos de Design Visual e Design de Produto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através dos processos de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, próprios do design instrucional, levantamos as necess ...
O presente trabalho consiste no deslocamento do motion graphics do campo do entretenimento para o contexto de formação em Design, para sua utilização como recurso de ensino-aprendizagem. O foco de trabalho é a disciplina de Design Contemporâneo: teoria e história, nos cursos de Design Visual e Design de Produto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através dos processos de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, próprios do design instrucional, levantamos as necessidade educacionais da disciplina e propusemos um modelo em que o motion graphics se insere enquanto recurso didático-pedagógico para utilização em sala de aula. Através de metodologia específica de projeto, produzimos e validamos um produto capaz de ser cumprir tal função nos processos de ensino-aprendizagem, com margem para explorar o projeto em outros conteúdos, disciplinas e cursos. ...
Abstract
The current paper encompasses the displacement of motion graphics from the field of entertainment to the context of education in design, to be used as a tool for learning-teaching. The focus of the paper is the discipline on Contemporary Design: Theory and History, in the courses of Visual Design and Product Design of the Federal University of Rio Grande do Sul. By means of the process of analysis, design, development, implementation and evaluation, pertinent to instructional design, we have ra ...
The current paper encompasses the displacement of motion graphics from the field of entertainment to the context of education in design, to be used as a tool for learning-teaching. The focus of the paper is the discipline on Contemporary Design: Theory and History, in the courses of Visual Design and Product Design of the Federal University of Rio Grande do Sul. By means of the process of analysis, design, development, implementation and evaluation, pertinent to instructional design, we have raised the instructional demands of the discipline and proposed a model from which motion graphics is used as a didactic, pedagogical tool to be used in the class room. By means of a specific project methodology, we produced and validated a product capable of being used as an auxiliary tool in the processes of learningteaching in the class room, in the proposed discipline, with room to explore the project in other topics, disciplines, and courses. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
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TCC Design (388)
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