Perfil dos programas de educação física escolar
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A escola é reconhecida como o melhor local para estimular e atender as necessidades de prática física, bem como o desenvolvimento de hábitos saudáveis para um estilo de vida mais ativo. Dessa maneira, é importante entender as características das aulas de educação física escolar e sua eficiência durante estes programas. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho é apresentar o perfil dos programas de educação física escolar onde graduandos da ESEF-UFRGS exercem seus estágios curriculares; ver ...
A escola é reconhecida como o melhor local para estimular e atender as necessidades de prática física, bem como o desenvolvimento de hábitos saudáveis para um estilo de vida mais ativo. Dessa maneira, é importante entender as características das aulas de educação física escolar e sua eficiência durante estes programas. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho é apresentar o perfil dos programas de educação física escolar onde graduandos da ESEF-UFRGS exercem seus estágios curriculares; verificar os níveis de atividade física e o perfil de aptidão física relacionada à saúde dos estudantes. Os sujeitos do estudo foram 53 escolares (32 meninos e 21 meninas, com idades entre 8 e 12 anos). A pesquisa se caracteriza como descritiva associativa, relacionando os níveis de atividade física com o perfil de aptidão física apresentados pelos escolares. O trabalho de campo ocorreu em duas etapas ao longo de dois meses. Na primeira etapa foi feita a coleta qualitativa (observações, entrevistas, conteúdos curriculares, estrutura física e material didático). Na segunda etapa foram feitas as coletas quantitativas (medidas e testes de aptidão, tensão arterial e quantificação das atividades através de filmagens e observação direta). Conclusão: como principais resultados, observamos que os níveis de atividade física dos alunos durante as aulas são preocupantes, pois a maior proporção do tempo foi de esforços físicos considerados sedentários (61% tempo de aula). Com base nos resultados encontrados, podemos concluir que, para ambos os sexos, a maioria dos escolares apresentou nível de aptidão física insatisfatória para a promoção da saúde. ...
Abstract
The school is recognized as the best place to stimulate and meet the needs of physicall practice, as well as to develop healthy habits for a more active life style.Therefore, it's important to understand the characteristics of the physical education class and its eficiency during these school programs. So, the general objective of this research is to present the P.E. educational programs profile where the ESEF-UFRGS under graduated students perform their internships and verify the level of phis ...
The school is recognized as the best place to stimulate and meet the needs of physicall practice, as well as to develop healthy habits for a more active life style.Therefore, it's important to understand the characteristics of the physical education class and its eficiency during these school programs. So, the general objective of this research is to present the P.E. educational programs profile where the ESEF-UFRGS under graduated students perform their internships and verify the level of phisical activity and the physical fitness profile related to the students health. The subject of this study were 53 students (32 boys and 21 girls, between 8 and 12 years-old). The research caractizes itsef as associative descriptive connecting the levels of physical activity with the physical fitness profile presented by the group of young students. The fieldwork occured in two stages over two months. In the first stage the qualitative gathering of data was done (observations, interviews, curriculum research, physical structure and courseware). In the second stage, the quantitative gathering was done (fitness measurements and tests, blood pressure and the quantification of the activities through filming and direct observation). Conclusion: as the main results we observed that the levels of physical activity of the students during classes are concerning since the largest proportion of time was considered sedentary physical exertion (61% of class time). Based on the results, we conclued that, for both genders, the majority os the students showed a unsatisfactory level of physical fitness for health promotion. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1194)
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