Habilidades motoras específicas do futebol : um estudo comparativo entre diferentes categorias e posições
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo tem como objetivo descrever e comparar as habilidades motoras específicas do futebol em atletas por categoria e posição de jogo. Foram selecionados de forma intencional 50 atletas na faixa etária entre 10 e 17 anos, alunas de uma escola de futebol da cidade de Porto Alegre, separadas por categorias (mirim, infantil e juvenil) e posição de jogo (defensoras, laterais, meio-campo, atacantes). O instrumento de avaliação adotado foi a Bateria de testes de habilidades específicos pa ...
O presente estudo tem como objetivo descrever e comparar as habilidades motoras específicas do futebol em atletas por categoria e posição de jogo. Foram selecionados de forma intencional 50 atletas na faixa etária entre 10 e 17 anos, alunas de uma escola de futebol da cidade de Porto Alegre, separadas por categorias (mirim, infantil e juvenil) e posição de jogo (defensoras, laterais, meio-campo, atacantes). O instrumento de avaliação adotado foi a Bateria de testes de habilidades específicos para o futebol, desenvolvidas e validadas por Mattos (2011) que são: “condução de bola retilínea”; “slalom1”; “slalom2”. O desempenho foi determinado pelo menor tempo de execução nos testes, realizadas em três tentativas (seg./déc.). Para comparar o desempenho nos testes de habilidade específica do futebol entre as categorias e as posições de jogo, recorremos à estatística inferencial adotando a ANOVA do tipo One-Way com o tratamento Post-Hoc o teste de Scheffé. Nas comparações encontramos diferença significativa entre as categorias nos três testes de habilidades específicas do futebol. Na condução retilínea (mirim: 4,51 ±0,63; infantil: 3,95±0,25; juvenil: 3,89±0,37); condução sinuosa (mirim: 7,52±1,28; infantil: 5,99±0,88; juvenil: 6,00±0,81); condução mudança de direção (mirim: 12,8±1,68; infantil: 11,8±0,99; juvenil: 11,3±0,76). Com base nos resultados encontrados podemos concluir que há um comportamento diferenciado entre as categorias e entre as posições no desempenho das habilidades motoras específicas do futebol. Conforme o avanço na categoria nota-se uma melhora significativa no desempenho em suas habilidades motoras. A especificidade e exigência da função das posições laterais e atacantes propiciaram diferenças significativas, apresentando melhor desempenho comparado às demais posições. ...
Abstract
The present study aims to describe and compare the specific motor skills in soccer athletes by category and playing position. Were intentionally selected 50 athletes aged between 10 and 17 years, students from a school soccer in the city of Porto Alegre, separated by categories (mirim, infantile and juvenile) and game position (defenders, side midfield attackers). The evaluation instrument used was the Battery test specific skills for soccer, developed and validated by Mattos (2011) which are " ...
The present study aims to describe and compare the specific motor skills in soccer athletes by category and playing position. Were intentionally selected 50 athletes aged between 10 and 17 years, students from a school soccer in the city of Porto Alegre, separated by categories (mirim, infantile and juvenile) and game position (defenders, side midfield attackers). The evaluation instrument used was the Battery test specific skills for soccer, developed and validated by Mattos (2011) which are "driving the ball straight," "slalom1"; "slalom2." The performance was determined by the smallest runtime tests, performed in three attempts (sec./tenhs). To compare performance on tests of specific skill soccer between the categories and positions game, we resort to inferential statistics adopting ANOVA One-Way-type treatment with the post-hoc Scheffé test. In comparisons found significant differences between the three categories of tests specific skills of soccer. In conducting rectilinear (mirim: 4,51 ±0,63; infantile: 3,95±0,25; juvenile: 3,89±0,37); driving twisty (mirim: 7,52±1,28; infantile: 5,99±0,88; juvenile: 6,00±0,81); driving change in direction (mirim: 12,8±1,68; infantile: 11,8±0,99; juvenile: 11,3±0,76). Based on these results we conclude that there is a different behavior between categories and between positions in the performance of specific motor skills of soccer. As the advance in category one notes a significant performance improvement in their motor skills. The requirement of specificity and function of the side positions and attackers led significant differences, showing better performance compared to the other positions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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