O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS
Fecha
2012Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O estudo verifica de que forma os alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática da UFRGS se comportam em relação à busca e o uso da informação. Procura identificar quais são as fontes de informação que os alunos mais utilizam, observar a frequência do uso dos periódicos impressos, bases de dados e Portal da Capes, bem como identificar os processos de busca e uso dos pós-graduandos. Utiliza abordagem quanti-qualitativa e aplica como instrumento de coleta de dados um questionár ...
O estudo verifica de que forma os alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática da UFRGS se comportam em relação à busca e o uso da informação. Procura identificar quais são as fontes de informação que os alunos mais utilizam, observar a frequência do uso dos periódicos impressos, bases de dados e Portal da Capes, bem como identificar os processos de busca e uso dos pós-graduandos. Utiliza abordagem quanti-qualitativa e aplica como instrumento de coleta de dados um questionário. Esse instrumento foi composto por questões abertas e fechadas e enviado por e-mail aos alunos dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos seguintes programas: Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), Pós-Graduação de Ensino (PPG-ENSIMAT) e Pós-Graduação de Matemática Aplicada (PPGMAP). Infere sobre o perfil dos pós-graduandos, aborda sua formação acadêmica e identifica o programa de pós ao qual está vinculado. Verifica o uso das fontes utilizadas para a busca da informação, as estratégias de uso e as etapas empreendidas no processo de busca e uso. Conclui que os pós-graduandos do Instituto de Matemática se comportam de forma diferenciada aos modelos de comportamentos informacionais sugeridos por Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) e Choo (2006). Constata que somente alguns comportamentos e características de busca e uso de informação assemelham-se aos modelos citados nesse estudo. Sugere o emprego de outras metodologias e frequente análise do comportamento informacional objetivando conhecer em profundidade os caminhos percorridos pelos futuros pesquisadores na área de Matemática no Brasil. ...
Abstract
The study examines how students of the Post Graduate Institute of Mathematics of UFRGS behave in relation to search and use of information. Seeks to identify what are the sources of information that students use most frequently to observe the use of printed journals, databases and Portal Capes and identify search processes and use of graduate students. Uses quantitative and qualitative approach and applies as an instrument of data collection a questionnaire. This instrument consisted of open an ...
The study examines how students of the Post Graduate Institute of Mathematics of UFRGS behave in relation to search and use of information. Seeks to identify what are the sources of information that students use most frequently to observe the use of printed journals, databases and Portal Capes and identify search processes and use of graduate students. Uses quantitative and qualitative approach and applies as an instrument of data collection a questionnaire. This instrument consisted of open and closed questions and sent by email to the students of Master's, doctoral and postdoctoral programs of the following: Graduate in Mathematics (PPGMAT), Graduate Teaching (PPG-ENSIMAT) Graduate and Applied Mathematics (PPGMAP). Inferred about the profile of graduate students, addresses their academic program and identifies the post to which you are bound. Checks the use of sources used for information search use the strategies and steps taken in the process of seeking and use. Concludes that the graduate students of the Institute of Mathematics behave differently to conduct informational models suggested by Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) and Choo (2006). Notes that only some behaviors and characteristics of information seeking and use models similar to those cited in this study. Suggests the use of other methodologies and frequent analysis of information behavior aiming know in depth the paths taken by future researchers in the area of Mathematics in Brazil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License