Leitura nas ciências exatas : o papel do bibliotecário como mediador nesse contexto
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho demonstra como a leitura e a atuação do bibliotecário podem modificar o estado de interesse dos alunos pelas Ciências Exatas, considerando que com alunos motivados a aprendizagem ocorre de maneira mais natural e eficiente. Ressalta o papel do bibliotecário nesse contexto, através da demonstração de como ele pode atuar. Apresenta as fontes de informação que indicam o acesso às leituras adequadas ao propósito exposto. A aplicação da leitura nesse contexto atua para dois propós ...
O presente trabalho demonstra como a leitura e a atuação do bibliotecário podem modificar o estado de interesse dos alunos pelas Ciências Exatas, considerando que com alunos motivados a aprendizagem ocorre de maneira mais natural e eficiente. Ressalta o papel do bibliotecário nesse contexto, através da demonstração de como ele pode atuar. Apresenta as fontes de informação que indicam o acesso às leituras adequadas ao propósito exposto. A aplicação da leitura nesse contexto atua para dois propósitos maiores, exercitar a leitura em si, desenvolvendo a compreensão e a interpretação de texto, e servir de estímulo para o interesse do aluno em aplicar seu esforço nessas disciplinas. Objetiva-se mapear fontes de informação que indiquem o acesso a leituras não didáticas, relacionadas às Ciências Exatas. Este trabalho apresenta-se como um estudo exploratório com abordagem qualitativa e é baseado em referencial teórico sobre as dificuldades e os sentimentos envolvendo o ensino das Ciências Exatas, a biblioteca escolar, a motivação na escola, a leitura e as fontes de informação. O levantamento e tratamento dos dados foram desenvolvidos de acordo com a metodologia para criação de guias de fontes de informação produzida por Lobo e Barcellos (1992) nas etapas de planejamento, identificação, levantamento e coleta de informações. Para a avaliação das fontes de informação foram utilizados os critérios estabelecidos por Tomaél, Alcará e Silva (2008), principalmente os que tangem aos aspectos intrínsecos. O estudo aponta fontes de informação que indicam o acesso a textos não didáticos os quais abordam a temática Ciências Exatas. Conclui-se que a leitura, predominantemente de lazer, nas Ciências Exatas é uma impulsionadora de interesses e que o bibliotecário é o profissional capacitado para orientar e indicar caminhos a fim de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa destaca a importância de os profissionais envolvidos no processo pedagógico estarem em constante atualização e atentos aos materiais disponíveis na Internet. ...
Abstract
The present paper demonstrates how reading and the role of the librarian can modify the state of interest of students for the Exact Science, considering that with motivated students learning happens in a more natural and efficient way. Emphasized the role of the librarian in this context by demonstrating how he can act. Presented sources of information that indicate the access to adequate reading for the exposed purpose. The reading application in this context acts towards two mains purposes: t ...
The present paper demonstrates how reading and the role of the librarian can modify the state of interest of students for the Exact Science, considering that with motivated students learning happens in a more natural and efficient way. Emphasized the role of the librarian in this context by demonstrating how he can act. Presented sources of information that indicate the access to adequate reading for the exposed purpose. The reading application in this context acts towards two mains purposes: to practice reading itself, developing text comprehension and interpretation as well, and serve as a motivation for the student’s interests in applying their efforts in to these classes. The main goal is to map information sources that indicate access to non didactical readings related to Exact Science. The present paper is presented as an exploratory study with a qualitative approach and is based in theoretical referential regarding the difficulties and feelings involved in the Exact Science education, the school library, and motivation in school, reading and the information sources. The survey and the data treatment were developed according to the methodology for creation of source guides of information produced by Lobo and Barcellos (1992) in the planning stages, identification, surveying and information gathering. For the evaluation of the information sources were used the standards created by Tomaél, Alcará and Silva (2008), generally regarding the intrinsic aspects. The study points information sources that indicate the access to non didactic texts that address Exact. It was concluded that leisure reading in the Exact Sciences is motivated by the student’s interests and that the librarian is the professional capable of orienting and directing ways to contribute with the education process. The research highlight’s the importance that is for professionals involved with education to always be up to date and attentive to contents and subjects available on the Internet. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License