Seleção de links em sites de bibliotecas universitárias da área biomédica seus avanços e desafios
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa como é contemplada a utilização do link, como fonte de informação, na Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas Universitárias da área Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relaciona conceitos sobre Política de Desenvolvimento de Coleções, Bibliotecas Universitárias, Fontes de Informação e suas Tipologias, Análise e tipologia de links. Analisa mediante questionário enviado as cinco bibliotecas da área Biomédica: Medicina, Enfermagem, Odontol ...
Este trabalho analisa como é contemplada a utilização do link, como fonte de informação, na Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas Universitárias da área Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relaciona conceitos sobre Política de Desenvolvimento de Coleções, Bibliotecas Universitárias, Fontes de Informação e suas Tipologias, Análise e tipologia de links. Analisa mediante questionário enviado as cinco bibliotecas da área Biomédica: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Educação Física, contendo também uma análise dos links disponibilizados no sites das respectivas bibliotecas. Utiliza metodologia exploratória/descritiva, na medida em que explora o link como fonte de informação e descreve como eles se apresentam nos sites das bibliotecas, fazendo parte de uma Política de Desenvolvimento de Coleções. Os sujeitos da pesquisa foram os bibliotecários responsáveis de cada biblioteca. Constata a relevância da existência de uma Política de Desenvolvimento de Coleções formalizada para o bom desempenho do trabalho do bibliotecário. Conclui que os links disponíveis nas páginas das bibliotecas são tratados como fontes de informação e inseridos mediante critérios de seleção que cada bibliotecário julga relevante e pertinente, e disponibilizados para acesso a informação. ...
Resumen
Este trabajo analiza cómo la utilización del enlace contemplada como una fuente de información sobre la Política de Desarrollo de Colecciones de Bibliotecas University Area Biomédica de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul se relaciona conceptos de la Política de Desarrollo de Colecciones, bibliotecas universitarias, las fuentes la información y su tipología, tipología y análisis de enlaces. Analiza cuestionario enviado por los cinco bibliotecas del área Biomédica: Medicina, Enfermería, ...
Este trabajo analiza cómo la utilización del enlace contemplada como una fuente de información sobre la Política de Desarrollo de Colecciones de Bibliotecas University Area Biomédica de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul se relaciona conceptos de la Política de Desarrollo de Colecciones, bibliotecas universitarias, las fuentes la información y su tipología, tipología y análisis de enlaces. Analiza cuestionario enviado por los cinco bibliotecas del área Biomédica: Medicina, Enfermería, Odontología, Farmacia y Educación Física, que contiene también un análisis de los enlaces disponibles en los sitios web de las respectivas bibliotecas. Su metodología es exploratorio / descriptivo, en el que se explora el vínculo como una fuente de información y describe la forma en que se presentan en los sitios de las bibliotecas como parte de una política de desarrollo de colecciones. Los sujetos de la investigación fueron los bibliotecarios responsables de cada biblioteca. Toma nota de la importancia de la existencia de una Política de Desarrollo de la Colección formalizado para el buen desempeño de la labor del bibliotecario. Llega a la conclusión de que los enlaces disponibles en las páginas de las bibliotecas son tratados como fuentes de información y los criterios de selección introducidos por cada bibliotecario piensa. Pertinente y adecuado, y estarán disponibles para el acceso a la información. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License