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dc.contributor.authorBotene, Daisy Zanchi de Abreupt_BR
dc.contributor.authorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-23T01:43:40Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0080-6234pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69722pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, que objetivou conhecer o viver de crianças portadoras de aids e as implicações do uso da terapia antirretroviral. Participaram cinco crianças com idades entre 10 e 12 anos. A coleta de informação iniciou-se somente após aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa e foi realizada por meio da técnica de Grupo Focal. Para análise das informações, utilizou- se a análise temática. Da análise surgiram três categorias e suas subcategorias. Neste artigo será abordada a categoria Envolvimento da criança com os antirretrovirais. Esta categoria revela como a criança percebe e se relaciona com a terapia antirretroviral. Considera-se que estes achados possam subsidiar profissionais da saúde e da educação na atenção e cuidado às crianças que vivem com aids.pt_BR
dc.description.abstractSe trata de un estudio exploratorio descriptivo, con abordaje cualitativo, que objetivó conocer el modo de vida de niños portadores de AIDS y las implicancias del uso de la terapia antirretroviral. Participaron cinco niños con edades entre diez y doce años. La recolección de información se inició solamente con posterioridad a la aprobación del Comité de Ética en Investigación y fue efectuada a través de la técnica de Grupo Focal. Para el análisis de las informaciones, se utilizó el análisis temático. Del análisis surgieron tres categorías y cuatro subcategorías. En este artículo será abordada la categoría Involucración del niño con los antirretrovirales. Esta categoría revela el modo en que el niño percibe y se relaciona con la terapia antirretroviral. Se considera que estos hallazgos puedan ser de ayuda a profesionales de la salud y de la educación en la atención y cuidado a niños que viven con AIDS.es
dc.description.abstractThis descriptive, exploratory study was performed using a qualitative approach with the purpose of learning about the life style of children with AIDS and the implications that following a antiretroviral therapy have on them. Participants were five children with ages between 10 and 12 years. Data collection took place after the study was approved by the Review Board and was performed using the Focal Group technique. Data analysis was performed using thematic analysis, from which three categories and respective subcategories emerged. This article addresses one of the categories: The child's involvement with the antiretroviral drugs. This category reveals how the children perceive and relate with the antiretroviral therapy. The study findings may serve as supporting information for health professionals, education programs about health care to children living with AIDS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 45, n.1 (2011), p. 108-115pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSíndrome da imunodeficiência adquirida : Criançapt_BR
dc.subjectNiñoes
dc.subjectAntirretrovirais : Criançapt_BR
dc.subjectCumplimiento de la medicaciónes
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectEnfermería pediátricaes
dc.subjectAcquired immunodeficiency syndromeen
dc.subjectAdesão à medicaçãopt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectMedication adherenceen
dc.subjectPediatric nursingen
dc.titleImplicações do uso da terapia antirretroviral no modo de viver de crianças com Aidspt_BR
dc.title.alternativeImplications of using antiretroviral therapy on the life style of children with Aids en
dc.title.alternativeImplicancias del uso de la terapia antirretroviral en el modo de vida de niños con Aids es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000771745pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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