Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGlanzner, Cecília Helenapt_BR
dc.contributor.authorOlschowsky, Agnespt_BR
dc.contributor.authorKantorski, Luciane Pradopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-23T01:43:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0080-6234pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69696pt_BR
dc.description.abstractO objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram- se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram- se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer.pt_BR
dc.description.abstractSe objetivó evaluar el placer en el trabajo de un equipo de Centro de Atención Psicosocial. Investigación cualitativa, tipo estudio de caso, utilizando Evaluación de Cuarta Generación. Estudio realizado en Foz de Iguazú, Paraná, en noviembre/diciembre de 2006. Participaron 10 profesionales del equipo. Para recolección de datos se efectuó observación y entrevistas individuales. El análisis se inició conjuntamente con la recolección, y para la evaluación final se usaron los pasos: ordenamiento de datos, clasificación y análisis final. Se constituyeron como temas de análisis: características del trabajo del CAPs, sufrimiento y enfrentamiento del sufrimiento laboral. En el proceso evaluativo, los trabajadores mostraron placer y realización con su trabajo manifestado en orgullo, realización y valorización de aquello que generan. El placer ocurre en la construcción de la atención psicosocial, pues en la rutina hay libertad para reordenar su proceso laboral, posibilitando el desarrollo de actividades y actitudes capaces de brindarles placer.es
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the pleasure at work felt by the members of a Psychosocial Care Center team. This qualitative case study used Forth Generation Evaluation. This study was performed in Foz do Iguaçu, Parana, Brazil, in November and December 2006. Participants were 10 tem members. Data collection was performed through observation and individual interviews. The analysis was initiated at the same time as the data collection, and the final analysis was performed as per the following steps: data ordering, classification and final analysis. The following analysis themes were developed: work characteristics at the psychological care center, suffering and coping with suffering at work. During the evaluation, the participants showed pleasure and fulfillment with their work by expressing pride, fulfillment and appreciation of what they deliver. Pleasure occurs during the development of psychosocial care, because they always have the freedom to rearrange their manner of working, making possible to develop activities and attitudes capable of giving them pleasure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 45, n. 3 (jun. 2011), p. 716-721pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços de saúde mentalpt_BR
dc.subjectServicios de Salud Mentales
dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
dc.subjectGrupo de atención al pacientees
dc.subjectSatisfacción en el trabajoes
dc.subjectSatisfação no empregopt_BR
dc.subjectSalud laborales
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectEvaluación en saludes
dc.subjectMental Health Servicesen
dc.subjectPatient care teamen
dc.subjectJob satisfactionen
dc.subjectOccupational healthen
dc.subjectHealth evaluationen
dc.titleO trabalho como fonte de prazer : avaliação da equipe de um centro de atenção psicossocialpt_BR
dc.title.alternativeWork as a source of pleasure : evaluating a psycosocial care center teamen
dc.title.alternativeEl trabajo como fuente de placer : evaluación del equipo de un centro de atención psicosociales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000783464pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples