Processo grupal : reflexões de uma equipe de enfermagem
Fecha
2011Otro título
Group process : reflections of a nursing team
Proceso grupal : reflexiones de un equipo de enfermería
Materia
Resumo
Estudo qualitativo, exploratório-descritivo com o objetivo de analisar o processo grupal de uma equipe de enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), à luz da Teoria de Grupo Operativo de Pichon-Rivière. A coleta de dados ocorreu em 2008, por meio de questionário semiestruturado e grupo focal. Concepção de trabalho em grupo é uma das quatro categorias resultantes do estudo, sendo objeto de abordagem neste artigo. Depreendeu-se que o conhecimento sobre processo grupal necessita se ...
Estudo qualitativo, exploratório-descritivo com o objetivo de analisar o processo grupal de uma equipe de enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), à luz da Teoria de Grupo Operativo de Pichon-Rivière. A coleta de dados ocorreu em 2008, por meio de questionário semiestruturado e grupo focal. Concepção de trabalho em grupo é uma das quatro categorias resultantes do estudo, sendo objeto de abordagem neste artigo. Depreendeu-se que o conhecimento sobre processo grupal necessita ser compartilhado, divulgado e discuti do desde a formação acadêmica, no curso de graduação em enfermagem, e desenvolvido ao longo de toda a carreira profissional. À medida que se conhece e consegue identificar os principais indicadores presentes no processo grupal, a equipe pode conduzir-se operativamente, considerando não apenas resultados, mas principalmente o caminho percorrido até o alcance da tarefa, visando à aprendizagem grupal. ...
Resumen
Estudio cualitativo, exploratorio, descriptivo, que objetivó analizar el proceso grupal de un equipo de enfermería del Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), según la Teoría de Grupo Operativo de Pichon-Rivière. La recolección de datos aconteció en 2008, mediante cuestionario semiestructurado y grupo focal. Concepción de trabajo en grupo es una de las cuatro categorías resultantes del estudio, siendo objeto de abordaje en este artículo. Se desprendió que el conocimiento sobre proceso grup ...
Estudio cualitativo, exploratorio, descriptivo, que objetivó analizar el proceso grupal de un equipo de enfermería del Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), según la Teoría de Grupo Operativo de Pichon-Rivière. La recolección de datos aconteció en 2008, mediante cuestionario semiestructurado y grupo focal. Concepción de trabajo en grupo es una de las cuatro categorías resultantes del estudio, siendo objeto de abordaje en este artículo. Se desprendió que el conocimiento sobre proceso grupal necesita ser compartido, divulgado y discutido desde la formación académica, en el curso de graduación en enfermería, y desarrollado a lo largo de toda la carrera profesional. A medida que se conoce y consigue identificar los principales indicadores presentes en el proceso grupal, el equipo puede conducirse operativamente, considerando no sólo resultados, sino principalmente el camino recorrido hasta la conclusión de la tarea, apuntando al aprendizaje grupal. ...
Abstract
The objective of this qualitative, exploratory- descriptive study was to analyze the group process of a nursing team at Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), under the light of Pichon-Rivière’s Operative Group Theory. Data collection took place in 2008, using a semi-structured questionnaire and focal group. The group work concept is one of the four categories that resulted from the study, and is the object of approach in the present article. It was found that the knowledge about the grou ...
The objective of this qualitative, exploratory- descriptive study was to analyze the group process of a nursing team at Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), under the light of Pichon-Rivière’s Operative Group Theory. Data collection took place in 2008, using a semi-structured questionnaire and focal group. The group work concept is one of the four categories that resulted from the study, and is the object of approach in the present article. It was found that the knowledge about the group process must be shared, disseminated and discussed since the undergraduate studies and developed across the professional career. As the team learns and is able to identify the main indicators of the group process, it becomes possible to improve operatively, considering not only the outcomes but mainly the course covered until achieving the goal, aiming at group learning. ...
En
Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 45, n.6 (2011), p. 1412-1418
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