Integração docente-assistencial : um estudo de caso
dc.contributor.author | Olschowsky, Agnes | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Graciette Borges da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-23T01:43:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0080-6234 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69663 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching-welfare integration process (TWI) between the "Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" and the "Hospital de Clínicas de Porto Alegre" is this work's object of study focusing the actors in it and its concrete historical practice. The intention is that of knowing the dynamics of the process relationships, understanding it is a collective work as the result of historical and social changings. The inter-institutional dychotomy becomes evident as a rule, unleashing an integration issue. The existing TWI is not a concordant one but its integrating power connections must be used as a motive for its action and transformation, defining the making and re/making of new alternatives. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 2 (jun. 2000), p. 128-137 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Integração docente-assistencial | pt_BR |
dc.subject | Teaching care integration | en |
dc.title | Integração docente-assistencial : um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching-welfare integration : a case study | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000330075 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências da Saúde (10608)