Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
Visualizar/abrir
Data
2004Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta r ...
Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação. ...
Abstract
Deals about the matter of reading with students of the fundamental and middle level of a school in Porto Alegre, identifying your informational lacks, and verifying how occours their contact with reading and how reading can be encouraged and worked, in a pleasure way, in this middle. It consists on a case study, where it will be applied an semi-structured interview to reach the pretended results, besides the observation done by the interviewer on the studied environment. Presents theorical refe ...
Deals about the matter of reading with students of the fundamental and middle level of a school in Porto Alegre, identifying your informational lacks, and verifying how occours their contact with reading and how reading can be encouraged and worked, in a pleasure way, in this middle. It consists on a case study, where it will be applied an semi-structured interview to reach the pretended results, besides the observation done by the interviewer on the studied environment. Presents theorical reference that will ground the obtained results or that will serve as foundation to the contestation with the reality observed. Deals about the importance of the school library to the structure of the reader and the shortage of programs that incentivate the reading with alphabetized teenagers and adults. At the end, it pretends to suggest activities that awakes on the youngers the pleasure and the importance of reading, having as basis the analysis of the obtained results through the interview and the observation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License