Informação para a prática docente: o comportamento informacional dos professores de ensino fundamental da Escola Municipal Selvino Ritter do município de Estância Velha – RS
View/ Open
Date
2007Author
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O comportamento informacional para a prática docente dos professores de ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter, de Estância Velha – RS, foi analisado seguindo o modelo de comportamento informacional proposto por Thomas Daniel Wilson. A pesquisa apresentada neste trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem quantitativa e qualitativa, com dados colhidos a partir de um questionário com questões abertas, fechadas e semi-abertas. Os dados coletad ...
O comportamento informacional para a prática docente dos professores de ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter, de Estância Velha – RS, foi analisado seguindo o modelo de comportamento informacional proposto por Thomas Daniel Wilson. A pesquisa apresentada neste trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem quantitativa e qualitativa, com dados colhidos a partir de um questionário com questões abertas, fechadas e semi-abertas. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico levantado e apresentado no trabalho, confrontando o comportamento informacional de Wilson e a prática docente. Os resultados expressam os recursos de informação mais utilizados e mais confiáveis para os professores, evidencia a troca e a transferência de informação na prática docente, mostra a relação do grupo pesquisado com a Internet e seu trabalho, indica a influência dos alunos no comportamento informacional e aponta as barreiras que se interpõem entre a necessidade de informação e a busca de informação para a prática docente. A partir de uma possível dificuldade dos professores em relação ao uso da Internet e a avaliação das informações encontradas em suas buscas, constatou-se a omissão da instituição ‘unidade de informação’; o que permitiu concluir que o modelo de Wilson é válido. ...
Abstract
The information behaviour verified in the teaching practice of the teachers of elementary school of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter, from Estância Velha – RS, has been analyzed according to the Thomas Daniel Wilson’s information behaviour model. The research presents in this work is characterized as a case study, of quantitative and qualitative approach, which data taked by a questionaire with open, close and half-open questions. The data has been analyzed grounded in ...
The information behaviour verified in the teaching practice of the teachers of elementary school of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter, from Estância Velha – RS, has been analyzed according to the Thomas Daniel Wilson’s information behaviour model. The research presents in this work is characterized as a case study, of quantitative and qualitative approach, which data taked by a questionaire with open, close and half-open questions. The data has been analyzed grounded in the theorical basis of this work, comparing the Wilson’s information behaviour and the teaching practice. The results presents the information resources most used and most relyables for the teachers, clears the information exchange and transfer in the teaching practice, shows the relationship beetwen the researched group and Internet in their work, indicates the influence of the alumni in the information behaviour and points the barriers that grows between the information need and information seeking for the teaching practice. Founded in a credible teachers difficult in the use of Internet and in to evaluate de found informations in their searchs. The omition of the institution of “information unity” has been verified; it allowed to conclude that the Wilson is a valid model. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License