Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Alexandre Buenopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-14T01:39:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67653pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a função do narrador no cinema documentário de Chris Marker, partindo dos filmes Cartas da Sibéria (1957), Sem sol (1983) e Gatos empoleirados (2004). A pesquisa visa a observar as diferentes funções da narração, exploradas radicalmente no estilo do cineasta. Traçando um paralelo entre o narrador literário e o narrador cinematográfico, a pesquisa aborda diferentes perspectivas sobre as potencialidades da narração. Parte-se da ideia de que a narração markeriana não tem seu foco principal na função informativa, como é de costume na linguagem dos documentários. A narração é responsável por criar uma narrativa subjetiva a partir dos fatos históricos. Por meio de artifícios como o distanciamento e o deslocamento espaço-temporal, o narrador possui um discurso auto-reflexivo, promovendo uma reflexão sobre a imagem e sobre os modos de representação. A análise dos três filmes será focada na observação da relação direta entre o conteúdo discursivo e a montagem, identificando a relação entre texto, cortes e imagens.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the role of the narrator in Chris Marker’s documentary cinema, using Letters from Siberia (1957), Sunless (1983) and The case of the grinning cat (2004). The research tries to observe the different roles of the narration, explored radically in the director’s style. Trying to establish a parallel between the narrator in literature and in cinema, this research approaches different perspectives about the potentialities of narration. This paper begins with the idea that Marker’s narration is not focused mainly on the informative function, as it is usual in documentary language. Narration is responsible for creating a subjective narrative from historical facts. With resources like space-time distance and displacement, the narrator has an auto-reflective discourse, promoting a reflection about image and about the different ways to represent it. The movies will be analyzed focusing on the direct observation of the relationship between discourse content and film editing, identifying the relationship between text, cuts and image.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrationen
dc.subjectFilme documentáriopt_BR
dc.subjectDocumentaryen
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectMarker, Chrispt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.titleO papel do narrador no cinema de Chris Markerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871413pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples