Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nathália dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-03-14T01:39:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67640pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia busca compreender a relação entre o futebol e a brasilidade no século XXI, a partir da retórica publicitária, observada através da análise do reposicionamento de comunicação da Penalty (abril de 2011). Partindo de uma reconfiguração do vínculo Brasil-futebol na pós-modernidade, Helal e Gordon (2002), apontam para uma “crise” dessa identificação, em que o esporte não representaria mais o Brasil. Percebendo o paradoxo de, nesse contexto, a marca Penalty reposicionar-se para comunicar “mais brasilidade” através do futebol, realizamos uma revisão de questões que construíram esse vínculo e que podem nos trazer elucidações a respeito da sua configuração na pós-modernidade. A análise do reposicionamento de comunicação da marca demonstrou um discurso anacrônico: na representação da relação Brasil-futebol, não identificamos a atualização em função do novo contexto, e sim a reprodução de uma relação elaborada no século passado. Tal consideração tornou possível realizar reflexões a respeito dessa característica.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph intends to understand the link between football and brasilian identity in the 21th Century, from the standpoint of advertising, by analyzing Penalty’s communication repositioning (April, 2011). Helal and Gordon (2002) understands a crisis in this link, and, for them, the sport no longer represents Brazil. Regarding this, we identify a paradox in Penalty’s communication repositioning, since it pretends to communicate brasilian identity trough the link with football. To understand it, we made a critical review of some elements that interfere in the conection Brazil-football, and can bring us insights about how this link is reconfigured in postmodernity. The study reveals an anachronistic speech: by analyzing Penalty’s communication repositioning, we didn’t find any element that relates with this century. We’ve found the replication of the connection between Brazil and football that was spread in 20th Century. This discover made possible to think about what this “replication” of the last century means for Brazil and the way our identity is formed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutebol : Brasilpt_BR
dc.subjectFootballen
dc.subjectBrazilian identityen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectPostmodernityen
dc.subjectPenaltyen
dc.subjectComunicationen
dc.titleBrasil, país do futebol ? relação futebol-nacionalidade na publicidade : o reposicionamento de comunicação da Penalty em 2011pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871711pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples