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dc.contributor.advisorMielniczuk, Luciana Pellinpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Vanessa da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-06T01:39:20Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67267pt_BR
dc.description.abstractA partir da revolução nas formas e nos meios de comunicação causados pelo avanço da internet, muitas empresas, com o intuito de atingir um número maior de clientes e de melhor atendê-los, passaram a empreender esforços em estratégias de marketing digital e na contratação de profissionais capacitados para tal. O consumidor por sua vez, exerce grande influência na disseminação de informações e na decisão de compra de outros, por isso valoriza esse esforço, visto que vê aumentadas as oportunidades de contato e análise do comportamento das diferentes empresas que atuam nesse meio digital. Aquelas que conseguem compreender a importância das ferramentas digitais para a construção e manutenção de relacionamento com seus públicos, e apostam também nesse meio para alavancar seus negócios, possuem perante as demais uma grande vantagem competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar o posicionamento de duas empresas do segmento bancário, o Banco Bradesco S/A e a Caixa Econômica Federal, nos sites de redes sociais, Facebook e Twitter. Além disso, procurar compreender as mudanças que os sites de redes sociais provocam nas comunicações das empresas, conhecer o perfil do consumidor on-line e realizar um estudo comparativo entre as duas instituições financeiras de acordo com o posicionamento de cada uma delas, nesse mercado. A inserção das empresas nos sites de redes sociais foi analisada através do método de análise de conteúdo, realizada de forma quantitativa e qualitativa a partir dos dados coletados. Foi constatado que as empresas, embora estejam presentes nas novas mídias, adotam estratégias diferenciadas ao se inserirem no ambiente digital.pt_BR
dc.description.abstractSince the revolution in the ways and means of communication caused by the advance of the internet, many companies, in order to reach more customers and better serve them, began to make efforts in digital marketing strategies and hiring professionals trained to do so. The consumer, on the other hand, exerts great influence in the dissemination of information and in the decision of the others to purchase, so appreciates this effort, since it sees increased opportunities for contact and behavior analysis of different companies that operate in this digital medium. Those who can understand the importance of digital tools for building and maintaining relationships with their audiences, and also bets in this means to leverage their business before the others, have a great competitive advantage. This study aims to analyze the positioning of two companies of the banking segment, Banco Bradesco S / A and Caixa Economica Federal, in the social networking sites, Facebook and Twitter. Also, try to understand the changes that social networking sites provoke in business communications, knowing the consumer profile online and conduct a comparative study between the two financial institutions in accordance with the positioning of each of them in that market. The integration of enterprises in social networking sites was analyzed using the method of content analysis, performed quantitatively and qualitatively from the data collected. It was found that companies, even though present in new media, adopt different strategies in order to fit into the digital environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial networking sitesen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectDigital marketingen
dc.titleEmpresas conectadas : uma análise sobre a inserção do banco Bradesco e da Caixa Econômica nos sites de redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871665pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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