Imagens no jornalismo de revista : as eleições de 2010 em Veja, Istoé, Época e CartaCapital
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata das relações entre o jornalismo e a política a partir de uma análise das imagens na cobertura da eleição presidencial de 2010 realizada pelas revistas semanais de notícias CartaCapital, Época, Istoé e Veja. Com o objetivo de identificar e avaliar a função assumida pelas fotografias, ilustrações e ilustrações fotográficas nas capas e reportagens centrais dos periódicos selecionados, apresentamos o funcionamento das esferas da política e do jornalismo com base na teoria dos ca ...
Este trabalho trata das relações entre o jornalismo e a política a partir de uma análise das imagens na cobertura da eleição presidencial de 2010 realizada pelas revistas semanais de notícias CartaCapital, Época, Istoé e Veja. Com o objetivo de identificar e avaliar a função assumida pelas fotografias, ilustrações e ilustrações fotográficas nas capas e reportagens centrais dos periódicos selecionados, apresentamos o funcionamento das esferas da política e do jornalismo com base na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu, discutimos as características das publicações que compõem o corpus, e refletimos sobre o uso de imagens nesse suporte e suas contribuições para o estudo das mensagens visuais. Por meio da análise de conteúdo que abarca procedimentos quantitativos e qualitativos, verificamos em 31 edições os tipos de imagens publicadas e seus elementos compositivos, os personagens retratados e as disputas políticas expressadas no material editorial avaliado. Também observamos a presença e a configuração das imagens dos candidatos Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. O resultado da investigação indica a influência mútua dos campos do jornalismo e da política, explicitada pela repercussão na campanha dos assuntos que tiveram destaque nas revistas; aponta a importância de outros personagens além dos candidatos na cobertura; e mostra o protagonismo da fotografia como estratégia dos títulos para transmitir a ideia de objetividade. ...
Abstract
This work deals with the relationship between journalism and politics from the perspective of image analysis in the Brazilian 2010 presidential elections coverage by the weekly news magazines CartaCapital, Época, Istoé and Veja. The main objective is to identify and evaluate the role assumed by photographs, illustrations and photographic illustrations on the covers as well as on the cover stories of selected publications. Firstly, using Pierre Bourdieu’s concept of field, we present the way pol ...
This work deals with the relationship between journalism and politics from the perspective of image analysis in the Brazilian 2010 presidential elections coverage by the weekly news magazines CartaCapital, Época, Istoé and Veja. The main objective is to identify and evaluate the role assumed by photographs, illustrations and photographic illustrations on the covers as well as on the cover stories of selected publications. Firstly, using Pierre Bourdieu’s concept of field, we present the way politics and journalism operate. Then, we discuss the magazines characteristics towards a deep understanding of the use of images in such media and its contribution to visual message research. We analyze a total of 31 issues of the selected magazines, based on content analysis methodology using both quantitative and qualitative techniques. We seek particularly for the types of images published, its composition elements, the people portrayed and the political struggles depicted. As a secondary objective, we observe the frequency and configuration of images of the main presidential candidates: Dilma Rousseff, José Serra and Marina Silva. The results indicate the influence that journalism and politics fields have on each other, turned explicit by the repercussion the main subjects covered by the media had on the political campaign; demonstrate the importance of secondary characters besides the candidates on the press coverage; and show that magazines use primarily photographs as a way for transmitting objectivity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License