O cinema revolucionário de “Rio, 40 graus”: a luta, a polêmica e o sucesso (Brasil, década de 1950)
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2012Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de consagração do filme “Rio, 40 graus”, reconhecido pelos historiadores do cinema brasileiro como o primeiro filme deste país que utilizou o modelo de produção cinematográfica independente. O trabalho busca explicar como um filme marginal, tanto em seu conteúdo como em sua precariedade de produção, conseguiu obter sucesso de bilheteria, de crítica e ganhar prêmios em festivas de cinema na década de 1950. Por meio de um estudo so ...
A monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de consagração do filme “Rio, 40 graus”, reconhecido pelos historiadores do cinema brasileiro como o primeiro filme deste país que utilizou o modelo de produção cinematográfica independente. O trabalho busca explicar como um filme marginal, tanto em seu conteúdo como em sua precariedade de produção, conseguiu obter sucesso de bilheteria, de crítica e ganhar prêmios em festivas de cinema na década de 1950. Por meio de um estudo sobre as condições da indústria cinematográfica brasileira e da efervescência de debates sobre a arte e cultura no Brasil, entenderemos quais tomadas de posição e as estratégias utilizadas pelo diretor do filme, Nelson Pereira dos Santos, e sua equipe possibilitaram o êxito na realização da película. Devido à proibição da exibição do filme, foi, também, analisado o contexto de crise republicana, nos anos de 1954 e 1955, vividas durante o período da realização do filme até seu lançamento. Neste sentido, a monografia aborda os motivos da interdição, a luta pela liberação e as consequências deste processo para consagração do filme. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
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