Mostrar el registro sencillo del ítem
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
dc.contributor.author | Silva, Paula | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Maria Paula Brandão Botelho | pt_BR |
dc.contributor.author | Goellner, Silvana Vilodre | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-02-28T01:38:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-0523 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67111 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF. | pt |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to analyse how students, boys and girls, observe and classify the gender relations in the Physical Education (PE) mixed classes. The analysed data came by from 60 semi-structured interviews from Oporto secondary school students (30 boys and 30 girls). An inductive analysis and interpretation of the data was carried out following the information treatment by the program QSRNVivo. The results suggest that boys and girls analyse differently the gender relations in PE classes. Half of the female students understand that the relations are not good, expressing some complains about their colleagues’ behaviours and attitudes which bother them offend them and lead them to a disinvestment in the PE activities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista portuguesa de ciências do desporto. Porto. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2008), p. 396-405 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Gender relations | en |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Mixed classes | en |
dc.title | As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender relations in physical education’s classes : students’ perceptions | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000683446 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39552)Ciencias de la Salud (10602)