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dc.contributor.authorCandotti, Cláudia Tarragôpt_BR
dc.contributor.authorNoll, Matiaspt_BR
dc.contributor.authorRoth, Elianept_BR
dc.date.accessioned2013-02-27T01:39:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0103-0582pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67052pt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Identificar e comparar o modo de transporte e o peso do material escolar utilizado por escolares entre o 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. Métodos: Dentre as escolas do município Dois Irmãos (RS), uma escola foi sorteada e 58 escolares foram pesquisados por meio de questionário, que avaliou o acessório utilizado para transportar o material escolar e a forma de transporte. As variáveis antropométricas e o peso do material escolar foram mensurados ao longo de cinco dias. A análise do questionário envolveu tabelas de frequência e teste do qui-quadrado. O peso médio do material, relativo ao peso corporal e registrado ao longo da semana, foi analisado por ANOVA one-way e ao teste post hoc de Bonferroni.Resultados: Escolares do 2º, 5º e 9º anos transportam seu material nas costas, em mochila com duas alças (60, 77,3 e 85,5%, respectivamente, p<0,05), apoiadas sobre os ombros (60, 77,3 e 81%, respectivamente; p<0,05). A média do peso da mochila relativo ao peso corporal no 2º, 5º e 9º anos foi 7,2±2,3, 8,8±3,0 e 5,9±1,7%, respectiva¬mente, com diferença significativa apenas entre escolares do 5º e 9º anos. Conclusões: Os escolares do 2º, 5º e 9º anos transportam preferencialmente seu material escolar utilizando a mochila com duas alças nas costas apoiadas simetricamente sobre os ombros. Independentemente do ano escolar, o peso da mochila transportada foi inferior a 10% do peso corporal; os escolares do 5º ano foram os que transportaram mochilas com maiores cargas.pt_BR
dc.description.abstractObjectives: To identify the way school material is carried and the weight of the material carried, and to compare these findings for 2nd, 5th and 9th graders. Methods: This study evaluated 58 students from a randomly selected school in Dois Irmãos, a city in southern Brazil, using anthropometric variables and a questionnaire to identify what schoolchildren used to carry school material and the way it was carried. School material was weighed over a five-day period. Descriptive statistics was used to analyze the responses to the questionnaires. Mean weight of the school material, normalized by body weight, was analyzed using one-way ANOVA and the Bonferroni post hoc test (a=0.05).Results: Second, 5th and 9th graders carried their own material using a backpack with two straps (60.0%, 77.3%, and 85.5%, p<0.05) over their shoulders (60.0%, 77.3%, and 81.0%, p<0.05), and mean rate of schoolbag weight to body weight was 7.2%±2.3, 8.8%±3.0, and 5.9%±1.7. The only significant difference (p<0.05) was between 5th and 9th graders. Conclusion: Students in the 2nd, 5th and 9th grades prefer to carry their school material using a backpack with two straps symmetrically placed over the shoulders. Regardless of school grade, the backpack weight was less than 10% of body weight, and 5th graders carried the heaviest relative loads.en
dc.description.abstractObjetivos: Identificar y comparar el modo de transporte y el peso del material escolar utilizado por escolares entre el 2º, 5º y 9º años de la enseñanza fundamental. Métodos: Entre las escuelas del municipio de Dois Irmãos (RS, Brasil), una escuela fue sorteada y 58 escolares fueron investigados mediante cuestionario, que evaluó el accesorio utilizado para transportar el material escolar y la forma de transporte, las variables antropométricas y el peso del material escolar fueron medidos a lo largo de cinco días. El análisis del cuestionario envolvió tablas de frecuencia y test del chi-cuadrado. El peso mediano del material, relativo al peso corporal, registrado a lo largo de la semana, fue sometido por ANOVA one-way y por el test post hoc de Bonferroni (α=0,05). Resultados: Escolares del 2º, 5º y 9º años transportaron su material a la espalda, en mochila con dos asas (60, 77,3 y 85,5%, respectivamente, p<0,05), apoyadas sobre los hombros (60, 77,3 y 81%, respectivamente; p<0,05). El promedio del peso de la mochila relativo al peso corporal en el 2º, 5º y 9º años fue 7,2±2,3, 8,8±3,0 y 5,9±1,7%, respectivamente, con diferencia significativa solamente entre los escolares del 5º y 9º años. Conclusiones: Los escolares del 2º, 5º y 9º años transportan preferencialmente su material escolar utilizando la mochila con dos asas a la espalda apoyada simétricamente sobre los hombros. Independientemente del año escolar, el peso de la mochila transportada fue inferior al 10% del peso corporal; los escolares del 5º años fueron los que transportaron mochilas con mayores cargas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Paulista de Pediatria. São Paulo. Vol. 30, n. 1 (março 2012), p.100-106pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectPromoción de la saludes
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectSoporte de cargaes
dc.subjectPostureen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectHealth promotingen
dc.subjectWeight-bearingen
dc.titleAvaliação do peso e do modo de transporte do material escolar em alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEvaluación del peso y del modo de transporte del material escolar en escolares de la enseñanza fundamental es
dc.title.alternativeAssessment of weight and mode of transport of school material in highschool students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000827333pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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