Identidades e patrimônio histórico cultural em livros didáticos de história do PNLD 2010 E 2013
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia analisa quatro coleções de livros didáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental aprovados nos Programas Nacionais do Livro Didático 2010 e 2013, a fim de compreender de que maneira o patrimônio é representado nas obras e em que sentido o discurso construído através dessas representações é tributário de uma concepção patrimonial tradicional ou de diversidade cultural. Para a análise foram selecionadas uma coleção do triênio 2010/2011/2013 e três coleções do triêni ...
Esta monografia analisa quatro coleções de livros didáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental aprovados nos Programas Nacionais do Livro Didático 2010 e 2013, a fim de compreender de que maneira o patrimônio é representado nas obras e em que sentido o discurso construído através dessas representações é tributário de uma concepção patrimonial tradicional ou de diversidade cultural. Para a análise foram selecionadas uma coleção do triênio 2010/2011/2013 e três coleções do triênio 2013/2014/2015, quais sejam: “De olho no futuro”, de Giaretta e Pinela, PNLD 2010 e PNLD 2013; “Novo interagindo com a História”, de Camargo, Sourient e Rudek; e “Agora é hora – História: para gostar de História”, de Bueno e Boschilia; cada coleção com 4 volumes, compreendendo do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Esse trabalho se insere na temática maior das relações entre identidades e patrimônio histórico cultural atualmente presentes nas políticas governamentais brasileiras, seja como diretrizes nos editais do Ministério da Educação - que normatizam os materiais didáticos que concorrem ao programa nacional do livro didático -, seja como ações de salvaguarda de bens culturais. Busca-se compreender de que maneira essas questões estão presentes nos materiais didáticos que circulam pela rede pública da educação básica no Brasil, sabendo-se que desde 1997 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação mantém continuamente a distribuição de livros e inclui nessa mesma data a disciplina de História ao programa, mas que só recentemente, em 2010, o MEC exige a presença da temática de patrimônio dentre os conteúdos de História. Sendo assim, o trabalho que segue questiona como os conteúdos e abordagens nas coleções dialogam com o conhecimento acadêmico produzido sobre o tema e com as exigências governamentais. ...
Abstract
This monograph analyzes four high school educational History books approved per PNLD 2010 and 2013, in order to understand how patrimony is represented in these works and how the lecture constructed through the representations are resulting from a traditional patrimonial conception or from a cultural variety conception. For the analysis were selected one 2010/2011/2012 triennium book collection and three 2013/2014/2015 book collections, which are: “De olho no futuro”, from Giarreta and Pinela, ...
This monograph analyzes four high school educational History books approved per PNLD 2010 and 2013, in order to understand how patrimony is represented in these works and how the lecture constructed through the representations are resulting from a traditional patrimonial conception or from a cultural variety conception. For the analysis were selected one 2010/2011/2012 triennium book collection and three 2013/2014/2015 book collections, which are: “De olho no futuro”, from Giarreta and Pinela, PNLD 2010 and PNLD 2013; “Novo interagindo com a História”, from Camargo, Sourient and Rudek; and “Agora é hora – História: para gostar de História”, from Bueno e Boschilia; each collection has four volumes, comprehending from 2nd year to 5th year of elementary school. This study falls on the larger thematic related to the relations between identity and historic cultural patrimony embraced in the actual Brazilian governmental policies, as guidelines on Federal Brazilian Education Department – that regulates the biding process to apply for the national teaching material program -, as safeguard of cultural properties. This study seeks to understand how the above questions are presented on teaching material that circulate in the Brazilian basic public elementary education network, knowing that since 1997 the National Fund of Education Development continuously maintains the distribution of books and included at the same point the History course to the program, however only recently, in 2010, MEC demands presence of the patrimony thematic in History course contents. Therefore, the following study asks how the content and approach surrounding patrimony in the collections dialogues with academic knowledge produced over the theme and with governmental requirements. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License