Análise de uma longarina de avião acrobático em material compósito
dc.contributor.advisor | Fonseca, Jun Sergio Ono | pt_BR |
dc.contributor.author | Sampert, Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-02-15T01:41:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/66459 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visou testar uma longarina de um avião acrobático até as condições previstas em projeto que é um carregamento devido às forças de sustentação. Não há uma norma prevista para este teste, portanto uma peça em tamanho real deve ser avaliada. Devido às dificuldades e custo para testar um protótipo, foi feita uma análise estrutural em um modelo. Para testá-la, foi feita uma simplificação do perfil de pressões aerodinâmicas na asa. Devido à longarina ser construída em material compósito (fibra de carbono, resina epóxi e espuma de PVC), sendo assim a difícil previsão de suas propriedades mecânicas, pequenos corpos de prova foram testados para avaliar as propriedades mecânicas e mecanismos de falha, a fim de obter dados para aperfeiçoar a análise. A partir dos resultados, se verificou pontos críticos e pontos menos solicitados, para garantir que suas propriedades mecânicas sejam mantidas dentro dos requisitos de projeto. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to test a spar of an acrobatic aircraft until the predicted project conditions which is due to a lift load forces. There is not a standard for this test, so a structure in real size should be evaluated. Due to the difficult and high cost to test a prototype, a structural analysis model has been run. To test it, there was a simplification of the aerodynamic pressures profile on the wing. Due to the spar being constructed in composite materials (carbon fiber, epoxy resin and PVC foam), therefore it is difficult to predict it mechanical properties, small specimens were tested to evaluate the mechanical properties and failure mechanisms in order to obtain data to refine the analysis. From the results, there were verified critical points and few required point, to ensure that their mechanical properties are maintained within the design requirements. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Spar | en |
dc.subject | Composite material | en |
dc.subject | Structural analysis | en |
dc.title | Análise de uma longarina de avião acrobático em material compósito | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of a composite material spar of an acrobatic aircraft | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000871274 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5733)