Análise de rendimento de engrenagens planetárias
dc.contributor.advisor | Laranja, Rafael Antonio Comparsi | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Lorenz e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-02-15T01:41:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/66446 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na elaboração de um modelo de relações e levantamento das curvas de rendimento de um sistema de transmissão mecânica por engrenagens planetárias para diferentes combinações de rotações. Para a realização das medições foi utilizada uma bancada dinamométrica existente no LAMAE - Laboratório de Mecânica Aplicada e Experimental da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dotada dos instrumentos necessários para medir o torque na carcaça do motor e na carcaça do freio e a potência elétrica de carregamento na saída do sistema. No presente trabalho, foram selecionadas três combinações de movimentos de entrada, que representam a maior quantidade de combinações de movimentos de saída do sistema planetário. As curvas de rendimento obtidas indicam que a eficiência do trem de engrenagens planetárias analisado se encontra entre 48 e 53%, e evidenciam o efeito de motores auxiliares no movimento de braços planetários sobre este rendimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists of the development of a model of relations and the lifting of yield curves of a mechanical transmission system of planetary gears for different combinations of rotations. For the measurements were used a dynamometer bench existing in LAMAE - Laboratory of Experimental and Applied Mechanics at UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, given the necessary instruments to measure the torque on the motor housing and the housing of the brake and the electrical power load on the output of the system. In this study, we selected three combinations of input motions, which represent the largest amount of movement combinations for the planetary system output. The yield curves obtained show the efficiency of the planetary gear train between 48 and 53%, and highlight the effect of auxiliary engines when moving planetary arms. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Planetary gear | en |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Efficiency | en |
dc.title | Análise de rendimento de engrenagens planetárias | pt_BR |
dc.title.alternative | Efficiency analysis of planetary gears | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000871009 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5789)