Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorSilva, Lucas Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2013-01-30T01:39:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/65648pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva apresentar um modelo de negócio para um aplicativo online de trocas a ser implantado em uma rede social, utilizando análise estratégica. A partir do conceito inicial, buscou-se identificar lacunas de mercado não preenchidas pelos players atuais do comércio eletrônico. Em seguida, validou-se o perfil sócio-demográfico de potenciais usuários através de um questionário fechado. O conceito inicial foi testado, detalhado e validado com potenciais usuários. A viabilidade técnica, o investimento inicial e os custos associados ao negócio foram validados mediante entrevista com especialistas em web development. Por fim, validou-se o modelo como um todo através de uma entrevista aberta com um investidor, buscando avaliar o grau de interesse despertado pela ideia. As principais modificações sugeridas foram a incorporação de um sócio-técnico para gerir o negócio, redução da taxa de seguro, tarifa administrativa proporcional ao valor das transações e inclusão de um serviço de chat online. Verificou-se, portanto, a importância de aliar técnicas de análise estratégica à proposição de um novo modelo de negócio online.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present a business model for an online exchange app to be implemented in a social network, using strategic analysis. Based on the initial concept, market gaps unfilled by the current e-commerce players were identified. Then, the social-demographic profile of potential users was validated through a closed questionnaire. The initial concept was tested, detailed and validated by potential users. The technical feasibility, the initial investment and the costs associated to the business were validated through an interview with web development experts. Finally, an investor open interview validated the whole business model, seeking to evaluate the level of interest induced by the idea. The main modifications suggested were a technical partner incorporation to manage the business, insurance fee reduction, administration fee proportional to the transaction value and inclusion of an online chat service. It was found, thus, the importance of combining strategic analysis techniques to the proposition of a new online business model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness modelen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectStrategic analysisen
dc.subjectSocial networken
dc.subjectOnline appen
dc.titleProposição de um modelo de negócio para um aplicativo C2C utilizando análise estratégicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.identifier.nrb000857916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples