Aplicação de mapa conceitual para identificação de diagnósticos de enfermagem
dc.contributor.author | Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Schaurich, Diego | pt_BR |
dc.contributor.author | Marini, Maiko | pt_BR |
dc.contributor.author | Crossetti, Maria da Graça Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-12-13T01:35:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0034-7167 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/61862 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de relato de experiência cujo objetivo é o de relatar a aplicação do Mapa Conceitual como estratégia para desenvolver habilidades de pensamento crítico, na identificação dos diagnósticos de enfermagem prioritários numa situação clínica. Para tanto, apresenta-se o caso clínico fictício elaborado e o Mapa Conceitual construído com o auxílio do software CmapsTools. Concluiu-se que a utilização do Mapa Conceitual na identificação dos diagnósticos de enfermagem possibilitou o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico, devendo seu uso ser estimulado ao longo da formação acadêmica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se del relato de experiencia cuyo objetivo es relatar la aplicación del Mapa Conceptual, como estrategia para desarrollar habilidades del pensamiento crítico, en la identificación de los diagnósticos de enfermería prioritarios en una situación de clínica. Para tanto, se presenta uno caso clínico ficticio y el Mapa Conceptual construido con auxilio del software CmapsTools. Se concluye que la utilización del Mapa Conceptual en la identificación de los diagnósticos de enfermería posibilita el desarrollo de habilidades del pensamiento crítico, debiendo ser estimulado su uso a lo largo de la formación académica. | es |
dc.description.abstract | This is an experience report, aiming at describing the application of the Concept Map as a strategy to develop critical thinking skills in the identification of priority nursing diagnoses in a clinical situation. An elaborated fictitious clinical case and the concept map, created by using the IHMC CmapTools computer program, are presented. It was concluded that the use of Concept Map to identify the nursing diagnoses led to the development of critical thinking skills; therefore, its use should be stimulated during the academic program. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 64, n.5 (set./out. 2011), p. 963-967 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Diagnóstico de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermería | es |
dc.subject | Diagnóstico de enfermería | es |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Educación en enfermería | es |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Nursing | en |
dc.subject | Nursing diagnosis | en |
dc.subject | Education in nursing | en |
dc.title | Aplicação de mapa conceitual para identificação de diagnósticos de enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of concept map for the identification of nursing diagnosis | en |
dc.title.alternative | Aplicación del mapa conceptual para identificación de diagnósticos de enfermeria | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825862 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências da Saúde (10633)