Repensando a licenciatura em enfermagem à luz das diretrizes curriculares
dc.contributor.author | Motta, Maria da Graça Corso da | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Miriam de Abreu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-12-13T01:35:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0034-7167 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/61848 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de um relato da construção da proposta curricular para o curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Neste artigo é apresentado um breve histórico do curso de licenciatura, a estrutura curricular atual do curso da UFRGS, bem como a legislação pertinente no âmbito da educação e da enfermagem. Finalizando, são relatados os estudos da Coordenadoria das Licenciaturas (COORLICEN) da UFRGS e a proposta de alteração curricular do curso contemplando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e a regulamentação do exercício profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Se trata de un relato para construir la propuesta curricular para el curso de Licenciatura en Enfermeria de la Universidad Federal de Rio Grande del Sur(UFRGS). En artículo presenta un breve histórico del curso de licenciatura, la estructura curricular actual del curso de la UFRGS, así como la legislación pertinente en ámbito de la educación y de la enfermeria. Al finalizar, se comentan los estudios de la Coordinaduría de las Licenciaturas (COORLICEN) de la UFRGS y la propuesta de alteración curricular del curso, para contemplar las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación de Profesores y la reglamentación del ejercicio profesional. | es |
dc.description.abstract | This is a report about the design of a curricular proposal for the Teaching Major in Nursing from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). In this article, we present a brief history line of this undergraduate program, its current curricular structure at UFRGS, as well as existing legislation both at its educational and nursing levels. Finally, the results of studies carried out by the Teaching Majors Coordination (COORLICEN) at UFRGS are reported, besides a proposal for curricular changes to the nursing major, according to the National Curricular Guidelines for Teacher Education and legislation pertaining to this profession. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 56, n. 4 (jul./ago. 2003), p. 417-419 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Directrices | es |
dc.subject | Enfermagem : Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Currículo | es |
dc.subject | Licenciatura en enfermería | es |
dc.subject | Guidelines | en |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Teaching major in nursing | en |
dc.title | Repensando a licenciatura em enfermagem à luz das diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.title.alternative | Repensar la licenciatura en enfermería a la luz de las directrices curriculares | es |
dc.title.alternative | Rethinking the Teaching Major in Nursing under current Curricular Guidelines | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000392337 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40304)Health Sciences (10773)