Cobranças de pênaltis : a influência de um treinamento sistemático no aumento do número de conversões das penalidades
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo de caráter quantitativo teve como objetivo investigar a influência de um treinamento sistemático de cobranças de pênaltis no aumento do número de conversões da mesma. Esse trabalho foi realizado em duas instituições, uma privada de iniciação ao Futebol e uma pública, escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, ambas localizadas na cidade de Porto Alegre/RS. A literatura consultada está apoiada nos estudos de Álex Sans Torreles, César Frattarola Alcaraz, Suzy Fleury, Elio Carravet ...
Este estudo de caráter quantitativo teve como objetivo investigar a influência de um treinamento sistemático de cobranças de pênaltis no aumento do número de conversões da mesma. Esse trabalho foi realizado em duas instituições, uma privada de iniciação ao Futebol e uma pública, escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, ambas localizadas na cidade de Porto Alegre/RS. A literatura consultada está apoiada nos estudos de Álex Sans Torreles, César Frattarola Alcaraz, Suzy Fleury, Elio Carraveta, Edgard Morya, Ronald Ranvaud e Nelson Myamoto. A intenção do estudo é a de avaliar qual é a influência do treinamento sistemático e específico de pênaltis, no número de acertos (gols) na execução de penalidades máximas. Foram utilizados 19 meninos entre 10 e 13 anos divididos em três grupos (seis componentes em cada subgrupo), um de controle (não realizou o treinamento de cobranças de pênaltis), um experimental (realizou o treinamento de cobranças de pênaltis) e um terceiro escolar (atividades variadas de vôlei, basquete e futebol) que se encontra fora do contexto do treinamento sistemático (cobranças de pênaltis). O treinamento para o grupo experimental foi realizado durante um trimestre (12 sessões), sendo coletadas duas avaliações de todos os componentes do estudo: uma no início do trimestre e outra no fim do trimestre. Os resultados encontrados mostraram que apesar de uma melhora no percentual de eficácia das execuções de penalidades no grupo experimental e uma queda de desempenho do grupo controle, estatisticamente foi encontrada uma baixa relevância. A pesquisa concluiu que o treinamento sistemático de cobranças de penalidades não foi significativamente decisivo para melhorar a eficácia no momento das execuções. Sendo assim, sugere-se um estudo com maior tempo de pesquisa ou com maiores participantes na amostra. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License