Análise da estrutura de reforço em barcaças e empurradores a fim de implementar um acoplamento entre os mesmos
dc.contributor.advisor | Iturrioz, Ignacio | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Felipe Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-11-02T01:37:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/60578 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Bacia do Sudeste é uma das mais importantes bacias do ponto de vista econômico no Brasil. Sua notoriedade deve-se em grande parte ao transporte de produtos relacionados à indústria petroquímica, entre o Polo Petroquímico do Sul e o porto de Rio Grande. Tais produtos muitas vezes oferecem um alto risco ao meio ambiente, e a gestão de seu transporte via hidrográfica é estatisticamente a alternativa menos perigosa. Estudos relacionados ao aumento de produção do Polo Petroquímico evidenciam a necessidade de movimentar-se uma maior quantidade de material por este corredor. Neste contexto, a utilização de barcaças e empurradores se apresenta como uma opção válida para aumentar a eficiência do meio de transporte citado. Objetiva-se através deste trabalho, a realização da análise estrutural - utilizando-se da metodologia de elementos finitos – da estrutura de reforço de um acoplamento entre uma barcaça e um empurrador. Este modelo permitirá que posteriormente sejam realizadas análises desta mesma estrutura em diferentes cenários de trabalho, além de estudar os seus possíveis pontos críticos a serem reforçados. Paralelamente, estará sendo definida uma metodologia de elementos finitos para análise de problemas semelhantes a este. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Southeast Basin is one of the most economically important basins in Brazil. His fame is due largely to the transport of products related to the petrochemical industry between the Southern Petrochemical Complex and port of Rio Grande. Such products often offers a high risk to the environment, and management of its transport through the basin is statistically the less dangerous alternative. Studies related to increased production of Southern Petrochemical Complex highlight the need to move a larger amount of material along this corridor. In this context, the use of barges and towboats presents itself as a valid option to increase the efficiency of this mean of transport. The purpose is through this papper, perform the structural analysis - using the finite element method – of the reinforcement structure of a coupling between a barge and a towboat. This model will permit further analysis of this structure in different work scenarios and study the possible critical points to be reinforced. In addition, a methodology is being defined for finite element analysis of problems similar to this. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Finite element analysis | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Reinforcements simulation | en |
dc.subject | Couplings | en |
dc.title | Análise da estrutura de reforço em barcaças e empurradores a fim de implementar um acoplamento entre os mesmos | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the structure of reinforcement in barges and towboats in order to implement a coupling between them | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000860508 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5733)