O professor e os seus personagens em sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados ...
O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados professores que utilizam ou já utilizaram algum personagem (seja caracterizado ou apenas interpretando o personagem ao contar uma história) em sua aula e também professores que não utilizam tal recurso para fins de comparação, totalizando sete professores entrevistados. Após, um grupo de trinta e cinco alunos de um curso pré-vestibular popular responderam um questionário com perguntas similares às realizadas com os professores. Tanto os professores quanto os alunos, em sua maioria, acham que uma aula com personagens promove o aprendizado do aluno, considerando que tal recurso permite que o mesmo vivencie diferentes estados, sentimentos e emoções. O lado humorado do recurso pode ser útil para catalisar o aprendizado. Apesar de que cada professor possui uma característica própria, o uso de personagens mostra-se um recurso válido e importante, contudo há limites, dependendo de como o professor utiliza tal recurso, o que exige uma reflexão constante de sua prática docente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1356)
Este item está licenciado na Creative Commons License