A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física ...
Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License