Representações das crianças dos jardins A e B da creche da UFRGS sobre as aulas de educação física que frequentam nesta escola
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
As crianças são atores sociais: sujeitos agentes, transformadores e observadores da sociedade e da cultura das quais fazem parte. Isso lhes permite, assim como os adultos, ter suas próprias percepções, sentimentos e concepções sobre o mundo que as cerca. A essa visão de mundo dá-se o nome de representação social. Essas representações construídas pelos pequeninos são fundamentais para que eles se reconheçam como indivíduos e como seres integrantes de um grupo; possibilitam que tomem consciência ...
As crianças são atores sociais: sujeitos agentes, transformadores e observadores da sociedade e da cultura das quais fazem parte. Isso lhes permite, assim como os adultos, ter suas próprias percepções, sentimentos e concepções sobre o mundo que as cerca. A essa visão de mundo dá-se o nome de representação social. Essas representações construídas pelos pequeninos são fundamentais para que eles se reconheçam como indivíduos e como seres integrantes de um grupo; possibilitam que tomem consciência de si mesmos, dos outros, do mundo e das relações nele estabelecidas. Entretanto, conforme nos mostra a literatura, nem sempre as crianças foram vistas sob esta ótica: por muito tempo foram concebidas como mini-adultos, mas mais fracas e frágeis do que eles; seres passíveis de desconfiança, cuja natureza deveria ser corrigida. A mudança dessa concepção veio, de fato, com o Renascimento, quando a criança passou a ser percebida como ser sensível, mágico, positivo; e a infância, a idade de ouro. Apesar disso, ainda hoje é possível constatar a pouca produção de pesquisas sobre crianças que seja realizada com elas, não havendo muita preocupação e dedicação para ouvir o que os pequeninos têm a dizer sobre suas vivências, pensamentos e anseios. Diante dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo pesquisar e documentar as representações das crianças dos Jardins de Infância da Creche da UFRGS sobre as aulas de Educação Física que frequentam nesta escola. Para isso, foram entrevistadas individualmente 38 crianças com idades entre 4 e 6 anos, matriculadas nas turmas de Jardim A1, Jardim A2 e Jardim B da Creche Francesca Zacaro Faraco da UFRGS, frequentadoras das aulas de Educação Física oferecidas pela instituição. Trinta e três dessas crianças também produziram desenhos e participaram de entrevistas coletivas com suas turmas, comunicando suas opiniões sobre o que vivenciam nessas aulas. Conforme as respostas trazidas pelas crianças, foram sugeridas as seguintes categorias de análise: relações entre a Educação Física e a ludicidade; a Educação Física como oportunidade diferente para novas aprendizagens; a expectativa pelo movimento e a importância dele; relações interpessoais (entre os pares; com os professores; com os pais); o corpo que faz exercícios; atividades livres e atividades sugeridas/orientadas. Os resultados apontam para a grande importância atribuída pelas crianças ao brincar e à ludicidade presente nas aulas, o reconhecimento da Educação Física como espaço que proporciona novas aprendizagens e a valorização da oportunidade de interagir com os amigos. Também fica marcada a relação trazida entre a Educação Física e o corpo, além do desagrado proporcionado pelas situações de conflito entre os pares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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