Proposição e validação de uma bateria de testes para avaliar as habilidades técnicas em jovens jogadores de futebol
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
No futebol as habilidades motoras e as capacidades condicionais são trabalhadas desde a iniciação esportiva. A velocidade e agilidade são imprescindíveis na execução dos fundamentos, devido à realização de trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele. Dessa forma, destacamos a importância em avaliar a agilidade na fase da iniciação esportiva, para descrever o desempenho nessa etapa de formação esportiva e assim monitorar o prog ...
No futebol as habilidades motoras e as capacidades condicionais são trabalhadas desde a iniciação esportiva. A velocidade e agilidade são imprescindíveis na execução dos fundamentos, devido à realização de trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele. Dessa forma, destacamos a importância em avaliar a agilidade na fase da iniciação esportiva, para descrever o desempenho nessa etapa de formação esportiva e assim monitorar o progresso do treinamento e a influência nessa variável. Os objetivos do estudo foram: Geral - Verificar a validade, objetividade e reprodutibilidade da bateria de testes propostas para avaliar as habilidades técnicas específicas do futebol. Específicos - Caracterizar e descrever o nível dos atletas quanto às habilidades técnicas específicas do futebol; - Medir o desempenho dos atletas nos testes de habilidade técnica (condução de bola) e realizar comparações entre as posições desempenhadas na equipe. A amostra do estudo foi composta por 77 atletas das categorias sub 11 e sub 12 do sexo masculino de um clube competitivo da cidade de Porto Alegre. Para a realização do estudo os atletas de ambas as categorias foram divididos por suas posições de jogo (zagueiro, lateral, meio-campo e atacante). Instrumentos de avaliação - Bateria de testes técnicos específicos no futebol – condução de bola: Condução de bola em velocidade em linha reta; Condução de bola em velocidade em uma trajetória sinuosa (slalom1); Condução de bola em velocidade em uma trajetória com mudança na direção (slalom2); Condução de bola em velocidade no quadrado de agilidade proposto na bateria de testes do PROESP-BR. Em todos os testes o critério de avaliação foi o tempo para realização do teste, melhor tempo nas avaliações. Na análise para verificar a validade de conteúdo recorreremos ao índice de concordância de Kappa aplicado as respostas do questionário respondido pelos experts. Para testar a reprodutibilidade adotamos o coeficiente de correlação intraclasse e o Alpha Cronbach's. A objetividade foi verificada pelo coeficiente de correlação de Pearson. Para comparar os valores médios nos testes de habilidade por posição, empregamos a análise de covariância (ANCOVA). O software utilizado será o programa SPSS 18.0, e o nível de significância mantido em 0,05. Na realização do estudo foram respeitados todos os procedimentos éticos exigidos. Resultados: Encontramos uma associação significativa em todos os testes de condução de bola: condução retilínea (pré-teste 3,89±0,41; pós-teste 3,87±0,40; Alpha= 0,878; correlação intraclasse = 0,782; p=0,000); condução sinuosa (pré-teste 5,92±1,05; pós-teste 5,86±1,02; Alpha= 0,911; correlação intraclasse = 0,836; p=0,000); condução mudança de direção (pré-teste 14,08±1,27; pós-teste 14,11±1,11; Alpha= 0,877; correlação intraclasse = 0,781; p=0,000); condução agilidade (pré-teste 7,58±0,81; pós-teste 7,34±0,77; Alpha= 0,679; correlação intraclasse = 0,514; p=0,000). Conclusões: A bateria de teste proposta no estudo para avaliar a habilidade específica do futebol, agilidade na condução de bola, apresentou validade, objetividade e fidedignidade boa, permitindo sua utilização em outros estudos com atletas do futebol nessa etapa da formação esportiva. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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