Musicoterapia aplicada à avaliação da comunicação não verbal de crianças com transtornos do espectro autista : revisão sistemática e estudo de validação
dc.contributor.advisor | Faccini, Lavinia Schuler | pt_BR |
dc.contributor.author | Gattino, Gustavo Schulz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-20T01:37:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/56681 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: os transtornos do espectro autista (TEA) representam uma desordem comportamental complexa, com etiologias múltiplas e diferentes níveis de severidade. Indivíduos com TEA compreendem e expressam melhor a comunicação não verbal na presença da música. A musicoterapia improvisacional é uma das principais abordagens nesse campo para avaliar as habilidades de comunicação não verbal. Justificativa: a música se torna uma ferramenta relevante para avaliar a comunicação não verbal em pessoas com TEA, principalmente relacionada à musicoterapia improvisacional. No entanto, não há instrumentos de avaliação da musicoterapia improvisacional validados para esse fim. Objetivos: verificar os efeitos da improvisação musical em desfechos oriundos de ensaios controlados randomizados (ECRs) através de uma revisão sistemática. Ainda, traduzir e validar para uso no Brasil um instrumento específico de musicoterapia que avalia a comunicação de crianças com autismo: o Category System for Music Therapy (KAMUTHE). Metodologia: na revisão sistemática, foram analisados ECRs entre os anos de 1989 e 2011 a partir da busca em 13 bases de dados. A tradução e validação da KAMTUHE foi realizada através de um estudo transversal e analisou as propriedades psicométricas de validade de conteúdo, validade discriminante, validade convergente e concordância entre avaliadores. Resultados: a revisão sistemática verificou que 67% dos desfechos foram favoráveis a improvisação musical em comparação com a situação controle. No estudo de validação, as propriedades psicométricas apresentaram resultados satisfatórios. Conclusões: a revisão sistemática mostrou que a improvisação musical foi superior às intervenções controle. Entretanto, não foi possível verificar a dimensão desta intervenção pela ausência do cálculo da metanálise. As propriedades psicométricas encontradas no estudo de validação habilitam a versão brasileira do KAMUTHE para uso no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: the autism spectrum disorders (ASD) represent a complex behavioral disorder with multiple etiologies and different levels of severity. Individuals with ASD understand and express better non-verbal communication in the presence of music. The improvisational music therapy is one of the main approaches in this field to assess the skills of non-verbal communication. Justification: the music becomes a relevant tool to assess non-verbal communication in people with ASD, mainly related to improvisational music therapy. However, here is no assessment instruments of improvisational music therapy validated for this purpose. Objectives: to assess the effects of musical improvisation on outcomes from randomized controlled trials (RCTs) through a systematic review. Moreover translate and validate for use in Brazil a specific music therapy assessment that evaluates the communication of children with autism: the Category System for Music Therapy (KAMUTHE). Methodology: in the systematic review, it were analyzed RCTs between the years 1989 and 2011 from the search in 13 databases. The translation and validation of KAMTUHE was performed using a cross-sectional study examined the psychometric properties of content validity, discriminant validity, convergent validity and inter-rater agreement. Results: the systematic review found that 67% of the outcomes were favorable musical improvisation in comparison with the control situation. In the validation study, the psychometric properties showed satisfactory results. Conclusions: The systematic review demonstrated that musical improvisation was superior to control interventions. However, it was not possible to verify the dimension of this intervention by the absence of the meta-analysis estimate. Psychometric properties found in the validation study enable the Brazilian version of KAMUTHE for use in Brazil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Musicoterapia | pt_BR |
dc.subject | Music therapy | en |
dc.subject | KAMUTHE | en |
dc.subject | Transtorno autístico | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorders | en |
dc.subject | Comunicação não verbal | pt_BR |
dc.subject | Validation | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Non-verbal communication | en |
dc.subject | Estudo de validação | pt_BR |
dc.title | Musicoterapia aplicada à avaliação da comunicação não verbal de crianças com transtornos do espectro autista : revisão sistemática e estudo de validação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Wagner, Mario Bernardes | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000860826 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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