Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRiesgo, Rudimar dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMüller, Christianpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-20T01:37:50Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56672pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: O Autismo tem recebido particular atenção nas novas pesquisas da comunidade científica. O número de publicações aumentou em aproximadamente 600% após o ano 2000. As pesquisas envolvem diversas subáreas desta patologia, entretanto, antigas crenças ainda se mantém mesmo entre os profissionais da saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos estudantes de Medicina acerca do Autismo. Métodos: Foi utilizada uma entrevista estruturada com 10 perguntas, empregada em publicações prévias realizadas em outros países, respondidas por estudantes de Medicina de primeiro e sexto ano, em uma Universidade do Rio Grande do Sul, Brasil, totalizando 104 e 48 respondentes, dos primeiro e sexto ano, respectivamente. Resultados: Observou-se um índice muito baixo de acertos nas questões, sendo as médias, dos primeiro e sexto ano de 2,38 e 2,62, respectivamente. Não houve significativa diferença entre os acertos dos estudantes do primeiro e sexto ano da Faculdade de Medicina (p 0,031). Houve índices tão baixos quanto apenas um acerto, do total de 152 respondentes, a respeito da tríade diagnóstica do autismo, considerada fundamental. Dentre os respondentes dos primeiro ano, 98% acreditam que o paciente autista tenha tendências criminais. Conclusão: O conhecimento dos alunos de Medicina desta amostra acerca do Autismo é muito baixo e não melhorou significativamente no decorrer do curso. É importante reforçar a formação profissional a respeito do Autismo, em especial na área da saúde.pt_BR
dc.description.abstractObjectives: Autism has received special attention in further research of the scientific community. The number of publications increased by approximately 600% after 2000.The research involves several subareas of this condition however, old beliefs still holds even among health professionals. The objective of this study was to evaluate the knowledge of medical students about autism. Methods: We used a structured interview with 10 questions used in previous studies conducted in others countries, answered by medical students in first and sixth year in a University of Rio Grande do Sul, Brazil, totaling 104 e 48 respondents, the first and sixth years, respectively. Results: We observed a very low rate of correct answers on the issues and the means, the first and sixth year of 2,38 and 2,62, respectively. There was no significant difference between the successes of students in the first and sixth years of the Faculty of Medicine (p 0,031). There were rates as low as just one hit, the total of 152 respondents, about the diagnostic triad of autism, considered essential. Among the respondents of the first year, 98% believe that the autistic patient has criminal tendencies. Conclusion: The knowledge of medical students about autism in this sample is very low and not significantly improved during the course. It is important to reinforce training about autism, especially in health professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismen
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleConhecimento dos estudantes de medicina acerca do autismo em uma universidade do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWagner, Mario Bernardespt_BR
dc.identifier.nrb000858042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples