Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorBrião, Queila Mannapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-06T01:38:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56166pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma proposta de produção de material didático para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual para aprendizes de português como Língua Adicional. A partir da perspectiva bakhtiniana de uso da linguagem como atividade social, o presente trabalho apresenta uma proposta que busca ensinar e avaliar o conhecimento do estudante através de tarefas que procuram criar situações comunicativas reais de uso da língua portuguesa. No presente estudo, apresenta-se o aparato teórico norteador da produção do material didático, propõe-se diretrizes para a criação dos materiais e exemplifica-se essa produção com duas tarefas integradas de leitura e produção textual. Pretende-se, através das reflexões feitas ao longo deste estudo, contribuir para a construção de um ensino de línguas adicionais que oriente os estudantes a serem sujeitos atuantes na sociedade em que estão inseridos e proporcione aos professores de português como Língua Adicional subsídios teóricos e práticos para a produção de tarefas integradas para a sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleUma proposta de material didático de leitura e produção textual para o ensino de português como língua adicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000859658pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples