A presença da sociologia no ensino médio de escolas públicas e privadas de Porto Alegre : um estudo comparativo
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este texto pretende problematizar o papel da Sociologia no contexto das esferas públicas e privadas de ensino. Considerando a construção do currículo escolar como um fenômeno sociológico, este tema será abordado à luz da Sociologia da Educação sob as considerações de Pierre Bourdieu. O objetivo do estudo é realizar uma análise comparativa entre o sentido do ensino de Sociologia em escolas públicas e privadas de Porto Alegre, investigando a que interesses atendem os programas de Sociologia neste ...
Este texto pretende problematizar o papel da Sociologia no contexto das esferas públicas e privadas de ensino. Considerando a construção do currículo escolar como um fenômeno sociológico, este tema será abordado à luz da Sociologia da Educação sob as considerações de Pierre Bourdieu. O objetivo do estudo é realizar uma análise comparativa entre o sentido do ensino de Sociologia em escolas públicas e privadas de Porto Alegre, investigando a que interesses atendem os programas de Sociologia nestes campos escolares, considerando os diferentes discursos dos agentes do campo recontextualizador (professores e alunos). Problemáticas suscitadas durante a experiência do Estágio de Docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, tais como: perspectivas, métodos de ensino, conteúdo, função educativa da Sociologia na educação básica foram abordadas, revelando os avanços e limites da disciplina nos espaços investigados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License