Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde ...
O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde o mais importante é “o fazer do que o planejar”. Por sua vez, tal abordagem vem se refletindo na prática de outras áreas correlatas, numa dinâmica conjunta voltada para o projeto de novos produtos. Tendo em vista o aumento das chances de sucesso do aplicativo através de uma proposta diferencial para o produto, os conhecimentos oriundos do branding, na fase inicial do projeto, vêm se apresentando como ferramenta chave para a compreensão das particularidades do público e da identidade de marca. Para tomar vida e forma, o presente trabalho vale-se de um caso aplicado: uma proposta de identidade de marca para um aplicativo web, voltado à criação de portfolios profissionais online para fotógrafos brasileiros. ...
Abstract
This paper is the development of a brand identity for a Web application, coming from a small startup. Such companies involved in software projects have been seeking for over a decade for more dynamic ways to structure their business facing the uncertainty of the marketing environment and the unceasing flow of a technological scenario. The awareness of this reality has been leading to the creation of a new projectual culture on software development, where the most important is "doing than planni ...
This paper is the development of a brand identity for a Web application, coming from a small startup. Such companies involved in software projects have been seeking for over a decade for more dynamic ways to structure their business facing the uncertainty of the marketing environment and the unceasing flow of a technological scenario. The awareness of this reality has been leading to the creation of a new projectual culture on software development, where the most important is "doing than planning." In turn, this approach has been reflected in the practice of other related areas, in a joint dynamic facing the design of new products. Given the increased chances of success of the application through a differential proposal for the product, the knowledge deriving from branding in the initial phase of the project have been presented as a key tool for understanding the particularities of the users and the brand identity. To take life and form, this paper draws on an applied case: a proposal for a brand identity for a Web application, aiming the creation of professional portfolios online for Brazilian photographers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
-
TCC Design (388)
Este item está licenciado na Creative Commons License