Tecnologias educacionais digitais : análise de blogs escolares sobre sexualidade
dc.contributor.advisor | Cogo, Ana Luisa Petersen | pt_BR |
dc.contributor.author | Valli, Gabriela Petró | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-09-12T01:35:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/55292 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou analisar a estrutura e a utilização do blog por adolescentes ao abordarem a temática da sexualidade a partir do conteúdo desenvolvido em aula. Trata-se de pesquisa quantitativa exploratória realizada na internet. Selecionaram-se, de modo intencional, 11 blogs em idioma português, criados por estudantes em atividade escolar e produzidos nos anos de 2007 a 2012. A coleta de dados foi realizada em março de 2012 por meio do acesso aos endereços eletrônicos dos blogs. As informações coletadas foram submetidas à análise da estatística descritiva. Preservou-se a autoria dos blogs e os autores mencionados foram referenciados. Os 11 blogs, classificados como grupais e educacionais, foram criados por alunos do oitavo, nono e décimo segundo anos letivos de escolas portuguesas e brasileiras. Esses blogs, em sua maioria assinados pelo grupo de alunos, sofreram poucas atualizações após a criação. As publicações textuais foram escritas em linguagem científica e informal e foram postados vídeos e imagens. Informações sobre a quantidade de seguidores e de acessos, comentários de visitantes e presença de contato para retirada de dúvidas não foram encontrados na totalidade dos blogs. Dentre diversos assuntos discutidos, destacaram-se métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ao ser utilizado por alunos, o blog é caracterizado como tecnologia educacional digital (TED), atuando como ferramenta de apoio ao ensino e como recurso de educação em saúde. O blog de sala de aula pode ser utilizado para a discussão de assuntos que despertem o interesse dos adolescentes, dando a essa ferramenta uma dimensão educativa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Tecnologias educacionais digitais : análise de blogs escolares sobre sexualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000857066 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)