Show simple item record

dc.contributor.advisorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorValli, Gabriela Petrópt_BR
dc.date.accessioned2012-09-12T01:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55292pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou analisar a estrutura e a utilização do blog por adolescentes ao abordarem a temática da sexualidade a partir do conteúdo desenvolvido em aula. Trata-se de pesquisa quantitativa exploratória realizada na internet. Selecionaram-se, de modo intencional, 11 blogs em idioma português, criados por estudantes em atividade escolar e produzidos nos anos de 2007 a 2012. A coleta de dados foi realizada em março de 2012 por meio do acesso aos endereços eletrônicos dos blogs. As informações coletadas foram submetidas à análise da estatística descritiva. Preservou-se a autoria dos blogs e os autores mencionados foram referenciados. Os 11 blogs, classificados como grupais e educacionais, foram criados por alunos do oitavo, nono e décimo segundo anos letivos de escolas portuguesas e brasileiras. Esses blogs, em sua maioria assinados pelo grupo de alunos, sofreram poucas atualizações após a criação. As publicações textuais foram escritas em linguagem científica e informal e foram postados vídeos e imagens. Informações sobre a quantidade de seguidores e de acessos, comentários de visitantes e presença de contato para retirada de dúvidas não foram encontrados na totalidade dos blogs. Dentre diversos assuntos discutidos, destacaram-se métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ao ser utilizado por alunos, o blog é caracterizado como tecnologia educacional digital (TED), atuando como ferramenta de apoio ao ensino e como recurso de educação em saúde. O blog de sala de aula pode ser utilizado para a discussão de assuntos que despertem o interesse dos adolescentes, dando a essa ferramenta uma dimensão educativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleTecnologias educacionais digitais : análise de blogs escolares sobre sexualidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000857066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record