Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Sandra Terezinha Rey Guedes dapt_BR
dc.contributor.authorBlauth, Lurdipt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:47:31Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5478pt_BR
dc.description.abstractMarcas, passagens e condensações: (des) encaminhamentos de um processo de gravura é uma pesquisa em Poéticas Visuais que articula questões provenientes de uma prática artística com base na gravura e uma produção textual. Investigam-se as possibilidades de potencializar o vazio e o cheio através da gravação de matrizes com instrumentos de corte e da gravação com fogo. Os procedimentos operatórios de cortar, queimar e condensar originaram a impressão das matrizes sobre suportes de papéis e de parafina. As imagens dessa produção gráfica resultaram em uma série de obras denominadas de Carbonizados, Sílex e Luas Negras, cujas ações instauradoras propiciaram diferentes etapas de gravação e impressão: marcas, passagens e condensações que foram analisadas a partir dos conceitos operatórios identificados no processo de criação. O estudo conduz a aproximações com obras de artistas contemporâneos e articula referenciais na História da Arte e na fenomenologia, propiciando o inter-relacionamento da prática com a teoria e vice-versa.pt_BR
dc.description.abstractMarks, passages and condensations: (mis) leadings of a printing process is a research on Visual Poetics which articulates issues coming from an artistic practice based on printing and a text production. The possibilities of potentializing empty and full through matrix engraving with cutting instruments and fire engraving are investigated. The operational procedures cutting, burning and condensing originated the impression of the matrixes upon paper and paraffin supports. The images of this graphic production have resulted in a series of works entitled Carbonized, Silex and Black Moons, which starting actions favored different engraving and impression stages: marks, passages and condensations that were analyzed from the operational concepts identified during the creation process. The study leads to approximations to works of contemporary artists and articulates references in History of Arts and Phenomenology, providing the interrelationship between practice and theory and vice-versa.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlauth, Lurdi : Poéticas Visuais : Gravurapt_BR
dc.subjectGravura contemporânea : Brasilpt_BR
dc.titleMarcas, passagens e condensações : (des)encaminhamentos de um processo de gravurapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000515847pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples